domingo, 19 de fevereiro de 2012

RESSACA PÓS - CARNAVAL

Especialistas orientam foliões sobre os cuidados necessários para amenizar a ressaca pós-carnaval

ressacaO Carnaval é uma festa conhecida pelo exagero. Essa é uma época em que as pessoas brincam muito, pulam muito e, tradicionalmente, bebem muito. Com isso, depois de quatro intensos dias de festa, o corpo sente os efeitos da folia. E um dos principais sintomas pós-carnaval é a ressaca decorrente do excesso de bebida alcoólica e da desidratação do corpo. Para evitar ou pelo menos amenizar esse sintoma pós-folia de momo é importante adotar algumas medidas entre uma farra e outra.

Uma das características do álcool é o seu potencial diurético, que tende a aumentar a quantidade de urina produzida pelo corpo. Sendo assim, é importante tomar bastante líquido para compensar a eliminação de água do organismo. Além da água natural, água de coco, chás de ervas e sucos naturais são as bebidas indicadas para incluir na alimentação e ajudam a curar a ressaca.

Outra medida essencial para evitar o mal-estar é incluir alimentos na manhã seguinte à bebedeira. O recomendado é fazer uma refeição leve, a base de frutas, sucos naturais, água de coco e cereais integrais. Melancia, melão, laranja, tangerina e abacaxi são excelentes opções de frutas para incluir no café-da-manhã.

Durante a folia é importante ter cuidado com a alimentação para evitar problemas futuros. A nutricionista Nadja Comaneci recomenda que no Carnaval é fundamental hidratar-se bastante e fazer refeições ricas em carboidratos. Segundo ela, massas, pães e cereais integrais dão energia e seguram o apetite.

A especialista também orienta aos foliões que evitem os alimentos com muitas gorduras como frituras, doces, carnes gordas, queijos amarelos e embutidos. "A digestão deles é trabalhosa e você pode se sentir mal", diz a nutricionista.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário