sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DO HEMOCENTRO NO CARNAVAL 2012

Campanha do Carnaval do Hemocentro para incentivar novos doadores atinge expectativas


doacao_de_sangue_3O Hemocentro de Mossoró estreou, no início deste mês, uma campanha para arrecadar sangue para o período de Carnaval. A ação, que teve como tema ''Antes de cair na folia, faça parte do bloco da solidariedade'', é realizada há alguns anos durante os festejos e tem como objetivo reforçar o estoque da unidade durante a estação carnavalesca, uma vez que a demanda normalmente aumenta nesse período.

De acordo com a assistente social Denise Morais, a população participou mais este ano, fazendo com que todas as expectativas da campanha referentes à arrecadação de sangue fossem atingidas.

Para Denise, o sucesso da campanha este ano se deu principalmente em decorrência da grande divulgação que ocorreu na mídia local. "A resposta do público foi tão positiva que em pleno início do Carnaval recebemos doações. A surpresa aconteceu no sábado, dia 18, quando a população participou ativamente até as 12h", ressaltou a profissional.

Além disso, a mudança de localização da unidade móvel contribuiu para o aumento do número de pessoas interessadas em colaborar, pois no local onde ela se posicionou acontece uma circulação maior de indivíduos. "Este ano, o Hemocentro se mudou da rua Idalino de Oliveira, próximo à Câmara Municipal de Mossoró, para a rua Coronel Gurgel, em frente à loja Riachuelo e isso favoreceu muito a campanha, já que aquela área é uma das mais movimentadas do centro da cidade", destacou a assistente social.

Os responsáveis pela arrecadação ficaram receosos por o Hemocentro não ter realizado a coleta entre os dias 19 e 22, porém torna-se difícil ser feita essa ação durante esse período em específico, pois entre outros fatores grande parte da população viaja e muitas pessoas bebem, ficando impossibilitadas de doar. Apesar da preocupação, o banco de sangue da cidade permaneceu estável, pois durante este período não foram registrados grandes incidentes na região.

Mesmo após o término da campanha, a grande movimentação no Hemocentro continua. Uma prova disso é que ontem, antes mesmo do meio-dia, cerca de 20 pessoas procuraram a unidade para participar da doação. Como destaca Denise, "quem quiser continuar realizando este gesto de solidariedade, pode se dirigir à sede do Hemocentro, localizada ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), durante os turnos da manhã ou da tarde.
Atualmente, os tipos de sangue que o Hemocentro mais necessita são o A+ e O-, porque o O- é um tipo sanguíneo raro e que só pode receber esse sangue quem também for O-, precisamos mantê-lo no estoque para atender essas pessoas".

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário