terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PLANOS CONTRA A DENGUE EM 2012

Secretaria de Saúde apresenta Plano de combate à dengue para 2012

O plano prevê ações de controle vetorial, através do trabalho dos agentes de combate a endemias, na identificação e prevenção de focos em imóveis.


Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentaram o Plano Municipal de Contingência Para Epidemias de Dengue do município do Natal - 2012.

De acordo com a titular da SMS, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, o plano prevê ações de controle vetorial, através do trabalho dos agentes de combate a endemias, na identificação e prevenção de focos em imóveis.

O plano também estipula ainda a realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação (Lira) do aedes aegypti, a notificação e investigação dos casos através da vigilância sanitária, além de indicar os estabelecimentos de saúde pública da SMS que estão aptos a atuar no trabalho do tratamento e prevenção da dengue em Natal. O plano também vai apontar o número de leitos e exames disponíveis, o contingente de agentes de endemias, traçando um perfil geral de tudo o que se tem para atuar no combate à dengue.

“O diferencial deste plano é que estamos intensificando as ações na rede de atenção básica da saúde pública municipal, da qual fazem parte as Estratégias de Saúde da Família e as Unidades Básicas de Saúde, além de termos uma maior oferta de exames de diagnóstico da dengue e de medicamentos para o tratamento da doença”, informou a secretária Maria do Perpétuo.

A titular da SMS disse ainda que apesar de ter diminuído o índice de infestação predial por bairro do aedes aegypti, o mosquito causador da dengue, deve-se continuar alerta para evitar a volta de uma epidemia na cidade. “Daí a importância da população também estar alerta nesta luta, junto com a SMS, no sentido de combater a infestação do mosquito”, alertou a secretária.

Também participou do encontro Alessandro de Medeiros Tavares, integrante da Coordenação do Municipal do Controle da Dengue, que fez a apresentação do plano para os membros do comitê.

Fonte: nominuto.com
Por Gerlane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário