segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OPERAÇÃO VERÃO 2012

Operação Verão será descentralizada para o interior do Estado

Mobilização especial foi montada para permanecer até o Carnaval, quando será interiorizada para todo o RN.


Programada para seguir após o feriado do Carnaval, a Operação Verão deverá ser descentralizada para o interior do Estado a partir de março, informa o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério.

Segundo ele, a intenção é levar tranquilidade e seguranças aos cidadãos, retirando bandidos das ruas. A Operação Verão está atualmente concentrada no litoral do RN.

A mobilização é organizada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, além de outros órgãos públicos.

Ela consistem em abordagens em bares, barreiras policiais nas ruas (em parceria com Polícia Militar), controlar os paredões de som dos carros, com intuito de evitar a poluição sonora, e fiscalizar os morros da cidade. “A Operação Verão vai continuar, mas, através de outras formas”, afirma Fábio Rogério.

O delegado disse que não tem data especificas para fazer as atividades na cidade, porque estas serão escolhidas em sigilo para não atrapalhar a operação. Além disso, a abordagem nas cidades vai começar, primeiramente, nos bairros que tenham o maior índice de ocorrências.

Segundo o Cel. Araújo, Comandante Geral da Polícia Militar, o órgão vai continuar fazendo blitzen nas ruas da cidade, com a utilização do bafômetro, e também vai permanecer o reforço policial nas praias do litoral. 

O Corpo de Bombeiros vai ter suas atividades normalizadas com o fim da Operação Verão. De acordo com o Tenente Christiano Couceiro, eles irão manter os guarda-vidas nas praias com bastante movimentação, tais como Ponta Negra e Praia do Meio. Em Búzios, os guarda-vidas ficarão somente nos finais de semana.

Tenente Couceiro falou que a Praia de Búzios tem uma maior movimentação somente nos sábados e domingos, por isso que terá guarda-vidas somente nesses dias. O mar de Búzios é considerado um dos mais perigosos para banhista, pois parte de sua costa é marcada por ondas fortes e perigosas.

O Tenente ainda disse que, no dia 29/02, o Corpo de Bombeiros junto com a Polícia Militar e Civil farão uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados da Operação Verão.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social publicou, no dia 29 de janeiro, uma queda acentuada do número de ocorrências atendidas pela Polícia Militar em Natal e Região Metropolitana. Em 2011 foram registradas 1.625 ocorrências e 2012, até o dia 15 de janeiro, foram 462 casos.

A equipe do Nominuto.com tentou falar com o subsecretário Airton Ferraz, mas ele estava em uma reunião. 

Por Lara Paiva
Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário