sábado, 4 de fevereiro de 2012

DIA MUNDIAL DO CÂNCER

Cerca de 40 pessoas são acometidas pelo câncer mensalmente em Mossoró


cancer_de_pele
Hoje, 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer, data instituída em 2005 pela União Internacional do Controle do Câncer (UICC). O objetivo é possibilitar o salvamento de milhões de vidas a cada ano através da conscientização sobre a doença, que somente na cidade acomete por mês cerca de 40 pessoas, segundo dados fornecidos pelo Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM).
Em 2012, a campanha promovida pela UICC tem como tema "Vamos fazer alguma coisa juntos", incentivando dessa forma toda a sociedade para que se consiga alcançar a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir em 25% a incidência dos casos de câncer e de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) até 2025.
"Esse trabalho de conscientização tem que ser feito junto, através de uma corresponsabilidade do poder público e da população", destaca o diretor-geral do COHM, Cure de Medeiros.

Hoje, Mossoró possui aproximadamente 550 pacientes em tratamento de quimioterapia. "São pessoas se tratando contra os mais diversos tipos de câncer, sendo que os mais comuns são os de mama e próstata. Felizmente, a incidência de casos de câncer do colo uterino tem caído bastante, uma vez que os exames de prevenção desse tipo já fazem parte da rotina das mulheres", revela Cure de Medeiros.

O especialista acrescenta que o Centro de Oncologia atende por mês entre três a quatro mil pacientes, desde aqueles que foram diagnosticados recentemente, os que esperam por cirurgia e até as pessoas que já foram curadas e estão sendo acompanhadas pelo COHM.

"Estamos vivendo mais, os diagnósticos estão sendo ampliados, tudo isso faz com que a incidência de câncer seja maior. Nos últimos tempos, o combate à doença avançou muito, mas ainda há obstáculos que precisam ser superados, como a dificuldade na realização de exames de média e alta complexidade, já que existem pacientes que aguardam até um ano por esses procedimentos, que englobam tomografia, ressonância, ultrassonografia e até mesmo mamografia", esclarece Cure de Medeiros.

O diretor-geral do COHM conta ainda que o Centro está preparando uma grande mobilização em 62 municípios que compõem a mesorregião do Oeste potiguar, com o objetivo de intensificar participação dos agentes de saúde no diagnóstico precoce do câncer.

"A campanha é direcionada para os agentes, porque são eles os indutores dos diagnósticos, pois acompanham o dia a dia do paciente, estão mais próximos deles. Dessa forma, podem cobrar dessas pessoas a realização dos exames, entre outros pontos. Estamos muito esperançosos com essa iniciativa", comenta Cure de Medeiros. 

Fonte: Redação de O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário