terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CONCURSO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RN

Promessa de 3.500 convocados na educação
Diário Oficial traz lista dos aprovados para 2.900 vagas de professores. Governo promete convocação única



Rede estadual conta com 699 escolas e enfreta déficit de professores em disciplinas como Física e Química. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
O Diário Oficial do Estado (DOE) traz hoje os aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec). Serão preenchidas 2.900 vagas para professores e 600 para o pessoal de apoio. A promessa do Governo do Estado é convocar todos os aprovados de uma só vez, em razão da falta desses profissionais nas escolas. A necessidade de nomeação imediata é latente, visto que as aulas na rede estadual começam no dia 1º de março, mas ainda existem unidades sem professor. 

A coordenadora das Diretorias Regionais de Educação e membro da comissão organizadora do concurso, Elizabeth Jácome, esteve reunida com o secretário estadual de administração, Antônio Nóbrega, para debater sobre a publicação do DOE. A professora disse que foi garantido e autorizado pela governadora Rosalba Ciarlini, a convocação das 3.500 pessoas aprovadas no concurso. "Na atual gestão já se aposentaram mais de mil professores. Muitos estavam com a aposentadoria atrasada há anos", apontou sobre o déficit de servidores na Educação.

Ao todo o estado tem 16 regionais abrigando 699 escolas. Elizabeth explica que a maior deficiência em relação ao quantitativo de professores é na região do Mato Grande, nos municípios de João Câmara e Ceará Mirim. Muitos profissionais preferem ficar em cidades mais centrais, deixando os municípios menores com vagas no magistério. De uma forma geral, a maior necessidade, que segundo Elizabeth existe em todo Brasil, é por professores das ciências da natureza, por exemplo, química e física.

Um dos diferenciais do concurso é que durante os dois anos de período probatório os servidores poderão mudar entre os municípios do polo que prestaram concurso e após esse período a transferência pode ser solicitada a qualquer momento. "O concurso tinha cinco polos em todo estado. O candidato fez a opção entre um dos polos e não mais por município", esclareceu a coordenadora das Direds.

A representante da Seec recebeu a garantia da Secretaria de Administração que serão colocadas Juntas Médicas em todo estado. A medida deve acelerar o processo de nomeação dos convocados do processo seletivo. Em Natal, durante os próximos 30 dias irá funcionar a Junta Médica dentro da Secretaria de Educação. "O Governo garantiu que vai continuar com os contratos temporários e as 10 horas suplementares que cada professor pode fazer", lembrou Elizabeth.

"Está confirmado a divulgação dos resultados, mas ainda não sei como será feita a convocação", resumiu Antônio Nóbrega. O titular da pasta afirmou apenas que será conforme a demanda da Secretaria de Educação.

O concurso ofertou vaga para as seguintes componente curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Cerca de seis mil candidatos se inscreveram no processo seletivo. 

Fonte: Diário de Natal
Maiara Felipe // maiarafelipe.rn@dabr.com.br

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Se o governo está em déficit de professores, por que a governadora não manda convocar todos os aprovados neste último concurso?

    ResponderExcluir