domingo, 15 de dezembro de 2013

PORTUGUESA PODE SE SALVAR NO STJD

Jurisprudência abre brecha para salvação da Portuguesa no STJD
    
Imagem/arquivo
Time será julgado na segunda-feira pelo tribunal pela utilização do meia Héverton no 0 a 0 diante do Grêmio.
Em dois julgamentos este ano, o STJD livrou da punição clubes que usaram jogadores irregulares por entender que não houve intenção, já que as agremiações ignoravam que esses atletas não reuniam condições legais para atuar.
A situação desses clubes é similar à da Portuguesa, que na segunda-feira será julgada pelo tribunal pela utilização do meia Héverton no 0 a 0 diante do Grêmio, pela última rodada do Brasileiro.
Segundo a CBF, o atleta não poderia ter sido usado pois, na sexta anterior, recebera o segundo jogo de suspensão –já tinha cumprido um.
O clube paulista diz que não foi informado pelo advogado Osvaldo Sestário, que o representou no tribunal, sobre a punição por dois jogos.
Um caso em que o STJD aceitou o argumento de que o clube não teve intenção de usar o jogador irregular é o da partida entre Vasco e Cruzeiro no dia 23 de novembro.
O Cruzeiro colocou no banco o goleiro Elisson, que, para a CBF, tinha contrato vencido. O clube alega que o contrato havia sido prorrogado, mas que houve erro no envio pela federação mineira.
O argumento foi aceito, e o clube foi absolvido, mas o procurador do STJD, Paulo Schmitt, vai recorrer para pedir a perda de três pontos pelo Cruzeiro, como prevê o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Se perder os pontos, o time continua campeão da temporada, porque tem 11 pontos a mais que o vice, o Grêmio.
O outro caso julgado este ano em que o argumento da falta de intenção foi aceito envolveu quatro jogos do Duque de Caixas pela Série C.
O time foi denunciado por utilizar o atacante Rafinha sem contrato em vigor. Em primeira instância, perdeu 15 pontos (3 por jogo mais três da vitória sobre o Betim).
No pleno do STJD, órgão máximo do tribunal, porém, o clube reverteu a decisão ao convencer os auditores de que o contrato do atleta fora prorrogado, mas que houve erro da federação do Rio.
O placar do ano, no entanto, é desfavorável à Portuguesa: em todos os demais processos –foram 11 no total–, a equipe acusada de usar jogador irregular foi punida com a perda de três pontos por jogo mais os pontos conquistados nessas partidas.
As punições atingiram times envolvidos em vários torneios, como a Copa do Brasil sub-17, o Brasileiro feminino e a Série D.

WERGERG




Fonte: Folha de SP

VIA
OJORNALDEHOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário