sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

MOSSORÓ/RN E SANTA LUZIA

História de Mossoró tem forte ligação com a imagem e crença em Santa Luzia


De acordo com pesquisadores, a história da cidade de Mossoró sempre esteve fortemente ligada a Santa Luzia. Segundo o historiador Geraldo Maia, pode-se dizer que foi em função da Matriz de Santa Luzia que surgiu a cidade.

"Em 1772, o sargento-mor Antônio de Souza Machado e sua esposa Rosa Fernandes pediram permissão à Igreja para construir uma pequena capela na Fazenda Santa Luzia, de sua propriedade, em pagamento de promessa. A construção foi autorizada e no ano seguinte já foi inaugurada. A capela fica no mesmo local da Catedral de Santa Luzia", explica o historiador.

Geraldo Maia esclarece que a fazenda onde a capela foi construída passou a se chamar Fazenda de Santa Luzia de Mossoró, e de lá surgiu a Vila de Santa Luzia de Mossoró e, posteriormente, a cidade, onde o nome da santa foi retirado, permanecendo apenas a homenagem ao rio que banha a cidade.

Geraldo comenta que muito do início da história mossoroense se passa ao redor da capela que abrigou a imagem de Santa Luzia. Ele afirma que em 1779 foi adquirida, por Rosa Fernandes, diretamente de Portugal, a santa que até hoje é utilizada na procissão que encerra a festa, o que é muito simbólico para os fiéis.

O historiador afirma que Mossoró é uma cidade envolvida em grandes questões políticas, o que fez com que o vínculo com a imagem da santa fosse se perdendo e sendo esquecido. Ele relembra que hoje são muito mais nítidas para a população a imagem da resistência a Lampião e da abolição antecipada dos escravos do que a relação entre a Virgem de Siracusa e o nascimento de Mossoró, apesar de a santa ser padroeira da cidade.
  
De acordo com informações de pesquisadores, oficialmente, a Festa de Santa Luzia começou a acontecer somente a partir de 1842, quando a capela de Santa Luzia foi elevada à categoria de Matriz, desdobrada da freguesia de Apodi."Santa Luzia foi proclamada padroeira de toda a diocese no dia 18 de novembro de 1984, no cinquentenário da diocese, pelo seu quinto bispo, dom José Freire de Oliveira Neto", afirma Geraldo Maia.

Festejos de Santa Luzia serão encerrados hoje com a tradicional procissão

A Festa de Santa Luzia 2013 será encerrada na noite de hoje com a tradicional procissão pelas ruas de Mossoró. Milhares de fiéis e romeiros são esperados para o encerramento da festa. Os romeiros serão acolhidos na Escola de Artes e receberão café da manhã e almoço.

Para facilitar o acesso dos fiéis, as empresas de transporte coletivo cobrarão preços populares de R$ 1,50 (por passagem) em todos os ônibus. Além disso, haverá um reforço de 10 veículos na frota atual para o dia da procissão. Esses ônibus extras ficarão na avenida Cunha da Mota, ao lado da Praça da Gazeta.

O ponto inicial da procissão é a Capela de Nossa Senhora Medianeira, na rua Sérvulo Marcelino, Planalto 13 de Maio. Este ano, o percurso, que seguirá pela avenida Presidente Dutra, será de 3.450 metros.

A Subsecretaria de Trânsito e Transporte orienta a população que utilize vias alternativas para trafegar durante a procissão de Santa Luzia. Para os moradores dos conjuntos Abolições, Santa Delmira, Redenção e Wilson Rosado e dos bairros Belo Horizonte, Aeroporto, Bom Jesus, Nova Vida, Liberdade II, Alto do Sumaré e bairros próximos a estes, a orientação é que se use a BR-304.
Para aqueles que residem no Centro, Nova Betânia, Doze Anos, Boa Vista, Alto da Conceição e bairros próximos a estes, a sugestão é que os motoristas utilizem o Complexo Viário Vingt Rosado.

Para quem vem dos bairros Santo Antônio, Bom Jardim, Barrocas, Paredões, Vingt Rosado, Pintos, Rincão, Geraldo Melo e bairros próximos a estes, a sugestão é trafegar pela Leste-Oeste e BR-110.

A Paróquia de Santa Luzia orienta os motoristas a estacionarem seus carros no centro da cidade e seguirem de ônibus ou táxi até o início da procissão. A partir das 15h, o acesso pela av. Presidente Dutra será liberado apenas para ambulâncias, ônibus, táxis e mototaxistas legalizados.

A solenidade de encerramento ocorrerá após a chegada da procissão e contará com a presença de padres da diocese e autoridades políticas. Após os pronunciamentos e encerramento pelo bispo diocesano, dom Mariano Manzana, haverá a última apresentação do Oratório de Santa Luzia.

Celebrações de missas a Santa Luzia hoje

Serão celebradas sete missas hoje para a padroeira de Mossoró.
A primeira será à meia-noite, com a chegada da tradicional Moto Romaria. Às 5h, será celebrada a segunda Missa dos Romeiros; às 6h30, a terceira Missa dos Romeiros, às 8h, será 
celebrada a quarta Missa dos Romeiros;
 às 10h, Missa Solene da Festa, 
presidida pelo
bispo, dom 
Mariano Manzana
; às 13h, sexta Missa dos Romeiros;
 15h, sétima e última
Missa dos Romeiros, c
elebrada simultaneamente na Catedral de Santa Luzia
 e na Capela
de Nossa Senhora Medianeira, 
no Planalto 13 de Maio.

Vias alternativas para motoristas que querem fugir do trânsito na procissão

Bairros
Abolições, Santa Delmira, Redenção, Wilson Rosado, Belo Horizonte, Aeroporto, Bom Jesus, Nova Vida, Liberdade II, Alto do Sumaré e proximidades
Por onde ir
BR-304

Bairros
Centro, Nova Betânia, Doze Anos, Boa Vista, Alto da Conceição e proximidades
Por onde ir
Complexo Viário 
Vingt Rosado.


Bairros
Santo Antônio, Bom Jardim, 
Barrocas, Paredões, Vingt 
Rosado, Pintos, Rincão,
Geraldo Melo e proximidades.
Por onde ir
Leste-Oeste e BR-110.


Por Redação do 

Nenhum comentário:

Postar um comentário