terça-feira, 5 de novembro de 2013

INFLUENZA A

Governo confirma morte de criança e adolescente pela H1N1

Imagem/Google
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) confirmou duas mortes no estado da Influenza A (H1N1). Os dados constam do Instituto Evandro Chagas, de Belém, no Pará que emitiu 164 laudos de casos suspeitos para a doença.

As mortes foram registradas nos municípios de Ceará-Mirim, de uma criança de 1 ano de idade, notificado no dia 25 de junho, e vindo a óbito em 1º de julho, e Canguaretama, de um adolescente de 16 anos, notificado no dia 26 de agosto, tendo morte confirmada em 06 de outubro deste ano.

Destes 164 laudos emitidos pelo Instituto, 22 foram confirmados para H1N1, 04 para a Influenza A não subtipado, 02 confirmados para Influenza A/H3 sazonal, 13 para metapneumovírus, 11 para Influenza B e 112 negativos para vírus respiratórios.

A coleta dos dados foi feita entre os meses de julho e setembro de 2013 pelo Instituto Evandro Chagas. A Influenza A, também chamada de H1N1, é uma doença respiratória aguda, gripe, transmitida de pessoa para pessoa, normalmente por meio da fala, tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Para evitar a contaminação à pessoa deve lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar, ao tossir e espirrar, cobrir a boca com lenço descartável, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Outra recomendação é não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.


FONTE
Logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário