terça-feira, 19 de março de 2013

SÃO JOSÉ NÃO FALHA

Emparn registra chuvas em todas as regiões do Estado

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Comemorado hoje, 19 de março, o Dia de São José começou com chuva em todas as regiões do Rio Grande do Norte, segundo confirmação dada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), responsável pelo monitoramento dos índices pluviométricos no Estado. Padroeiro das igrejas, das famílias e dos trabalhadores, o santo é conhecido por atender aos pedidos dos devotos que suplicam por bênçãos pessoais e profissionais. No entanto, uma antiga tradição diz que quando chove nesta data é sinal de que o inverno será bom para o homem do campo.

De acordo com boletim divulgado nesta manhã pela Emparn, a região que registrou a maior incidência de chuvas foi o Oeste Potiguar, uma das mais afetadas com a seca sofrida pelo Estado e que já soma prejuízos de mais de R$ 4 milhões. Em Serrinha dos Pintos, a chuva acumulada foi de 80 milímetros. Já em Martins choveu 75 milímetros e, em Tenente Ananias, 70 milímetros.

A chuva ocorrida nesta manhã serve como esperança para aqueles que vivem do campo e, segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, esta será recorrente pelos próximos dias. “Os dados meteorológicos do levantamento que fizemos de ontem para hoje apontam uma boa concentração de chuva para os próximos dias na região do Seridó e Oeste. As chuvas deverão continuar e se espalhar por todo o Rio Grande do Norte, sendo mais fortes nas regiões de vales e montanhas. No entanto, ainda não há previsão de quanto tempo elas durarão, nem em relação à intensidade, embora os dados apontem para a chegada de chuvas neste final de verão”, explica o meteorologista.

Apesar da crença de que a ocorrência de chuvas no dia de São José é garantia de um bom inverno, não existe nenhum contexto bíblico que a justifique. Mesmo assim, os fiéis costumam comemorar bastante a data e agradecem a benção da chuva. De acordo com o padre Islan Alves, da Paróquia de São Pedro, no Alecrim, mesmo com o fator natural, a fé das pessoas exerce influência. “Muitos fiéis pedem ao santo que conceda chuva sobre a terra para atenuar os problemas decorrentes da seca, que afeta famílias e trabalhadores. Quando a chuva cai, no dia de São José, os fiéis aproveitam para agradecer pela benção alcançada, em resposta às suas súplicas”, explica o padre.

A Paróquia de São Pedro possui uma capela de São José, na qual os devotos fazem pedidos e agradecimentos. Para comemorar a data, desde o último dia 10, a paróquia está realizando uma programação religiosa que será encerrada hoje, às 16h, com uma procissão pelo bairro. Em seguida, será celebrada a missa de encerramento e agradecimento São José pelo padre Islan Alves.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário