segunda-feira, 18 de março de 2013

SUSPENSA A FABRICAÇÃO E VENDA DO SUCO ADES

Anvisa determina suspensão da fabricação e venda de Ades
Medida atinge todos os lotes de suco com soja Ades, produzidos em Minas.
Unilever já havia feito recall de suco de maçã, por risco de queimadura.


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Sabor dos produtos suspensosTamanhoAbacaxi 1 L

Cereais com mel 1 L

Chá verde com tangerina 1 L
Chá verde com limão 1 L
Chocolate clássico 1 L
Chocolate com coco 1 L
Frapê de coco 1 L
Laranja 1 L
Maçã 1 L
Manga 1 L
Maracuja 1 L
Melão 1 L
Morango 1 L
Original 1 L
Pêssego 1 L
Shake morango 1 L
Uva 1 L
Vitamina banana 1 L
Zero frapê de coco 1 L
Zero laranja 1 L
Zero maçã 1 L
Zero original 1 L
Zero pêssego 1 L
Zero vitamina banana 1 L
Zero uva 1 L
Laranja 1 L - embalagem promocional
Uva 1 L - embalagem promocional
Maçã 1 L - embalagem promocional
Maçã 1,5 L
Uva 1,5 L
Laranja 1,5 L
Original 1,5 L

Fonte: 'Diário Oficial da União'


Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (18) suspende a fabricação, a distribuição, a venda e o consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e tamanhos de uma linha de produção da fábrica da Unilever de Pouso Alegre (MG). A resolução afirma que a medida foi tomada "por suspeita de [produtos] não atenderem às exigências legais e regulamentares da agência".

A empresa ainda não se pronunciou.

Na quinta-feira (14), a Unilever anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante, a contaminação com solução de limpeza foi detectada no lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com "cerca de 96 unidades do produto AdeS Maçã 1,5 l".

"Nestas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura', afirmou a Unilever, em comunicado. "A falha identificada já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos".

Na ocasião, procurada pelo G1, a Unilever informou que a empresa estava colaborando e oferecendo todas as informações solicitadas pela Anvisa e que a fábrica de Pouso Alegre estava aberta para receber a inspeção da Vigilância Sanitária.

No dia seguinte, a Anvisa informou que solicitou à Vigilância Sanitária de Minas Gerais que realizasse inspeção sanitária na fábrica da Unilever, na cidade de Pouso Alegre, onde foi fabricado o lote de suco Ades de maçã envasado com solução de limpeza.

Recomendação ao consumidor
Os produtos do lote de maçã com problema foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.


Segundo a empresa, a falha identificada "já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos".

O consumidor que tiver adquirido o produto não deve consumi-lo. "Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico", orienta a Anvisa.

Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br.

Em casos de dúvidas, a Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.


Fonte



Do G1, em São Paulo

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