quinta-feira, 7 de março de 2013

IMPOSTO DE RENDA

Filhos são dependentes a partir do ano de nascimento e não da gravidez

Desde 1º de março já é possível entregar a declaração do imposto de renda. Confira algumas explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores


Filhos concebidos no ano passado que vão nascer neste ano
só entram na declaração de dependente a partir de 2014(Thinkstock)

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013

O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para   ir2013veja@gmail.com

Meu filho vai nascer após o prazo de entrega da declaração deste ano. Mas, mesmo assim, é possível já colocá-lo como meu dependente? E, nesse caso, quais despesas seriam possíveis incluir para dedução do IR?

O nascimento de seu filho só terá reflexo em sua declaração de ajuste de 2013, que será enviada em 2014. Neste ano você estará apresentando a sua declaração referente às receitas e despesas de 2012, quando seu filho ainda não existia. Você informará ao seu empregador o nascimento de seu filho, que a partir da data do nascimento será considerado seu dependente e vai interferir na tributação em fonte mensal.

Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.


Fonte: http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário