sábado, 2 de março de 2013

CARDEAIS BRASILEIROS QUE IRÃO PARTICIPAR DO CONCLAVE

Cardeais brasileiros estão em Roma à espera do início do conclave

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Brasília – Os cinco cardeais brasileiros que votarão no conclave (quando há eleição para a escolha do futuro papa) já estão em Roma. Dom Raymundo Damasceno, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo e dom João Braz de Aviz se preparam para as reuniões preliminares, no Colégio de Cardeais, que começam segunda-feira (4).

Pelos dados do Vaticano, estão credenciados para a cobertura da escolha do sucessor de Bento XVI 3.641 jornalistas, de 968 meios de comunicação e 24 idiomas. No total, são 156 repórteres fotográficos, 2.470 repórteres e técnicos, 231 repórteres de rádio e 115 profissionais de internet. As informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Não há data definida para o começo do conclave. Também não há prazo para a sua conclusão. No passado, o conclave chegou a durar dois anos e meio. Pela legislação do Vaticano, a escolha do papa deve ser definida por dois terços dos votos favoráveis. Sem consenso, podem ser realizadas até 33 votações até definir o nome escolhido.

Bento XVI, de 85 anos, deixou o pontificado no último dia 28. Desde então ocorre o período de sé vacante (sem papa). A expectativa, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, é definir o sucessor de Bento XVI até a Páscoa – na última semana do mês.

Edição: Graça Adjuto

FONTE





Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário