terça-feira, 12 de março de 2013

DIA MUNDIAL DO RIM


Arcam elabora programação para o Dia Mundial do Rim

Associação irá montar quatro estandes para receber a população14 de março é considerado o Dia Mundial do Rim. Para despertar na sociedade a necessidade de prevenção da doença renal, a Associação dos Renais Crônicos e Amigos de Mossoró e Região (Arcam) elaborou uma programação especial para a data. Quatro estandes serão montados na praça Rodolfo Fernandes (Pax), das 9h às 11h, para chamar atenção da sociedade com relação à prevenção da doença.

"Nós esperamos atingir o maior número de pessoas que passarem pelo local. Além disso, convidamos a todos que visitem os estandes para conhecer mais sobre a doença. Atualmente, quase 300 pessoas fazem hemodiálise em Mossoró. A situação delas é muito difícil, elas vão ficar presas ao tratamento até que façam um transplante. No entanto, o restante da população precisa estar alerta quanto à doença", explica Marcos Freitas, presidente da Arcam.

O tema do estande 1, montado pela Arcam, é a prevenção. No local, as pessoas terão acesso a banners e faixas, distribuição de folders informativos, realização de teste de glicose, aferição da pressão arterial, além de orientação com nutricionista. O tema do estande 2 é o tratamento. Haverá simulação de diálise; orientação de um nefrologista, enfermeira e paciente; e depoimento de pacientes em hemodiálise e seus familiares.

O tema do estande 3 é o transplante. Lá, haverá orientação e encaminhamento para os transplantes de órgãos, lançamento da campanha permanente de doação de órgãos, informações sobre a captação de órgãos e tecidos do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), depoimentos de transplantados e orientação de psicólogo. O tema do estande 4 é um manifesto.

"Vamos colher assinaturas para um manifesto que será entregue à presidenta Dilma Rousseff pela Comissão Nacional em Defesa dos Pacientes Renais. Também será enviado à governadora Rosalba Ciarlini e à prefeita Cláudia Regina", destaca Marcos Freitas.

O manifesto solicita o fim imediato das mortes dos pacientes renais por falta de vagas em clínicas em diálise, política nacional de prevenção da doença, acesso ao transplante renal em todo o Brasil, transporte digno dos pacientes que necessitam ir às clínicas de diálise e para os interessados em realizar transplante renal, política clara de aposentadoria para os pacientes em diálise e transplantados e participação de um representante dos usuários (renal crônico) em todas as Câmaras Técnicas do Ministério da Saúde nos Estados e Municípios.

A programação da Arcam foi elaborada em parceria com a Clínica de Hemodiálise de Mossoró, Hospital do Rim, Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e HRTM.


Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense                                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário