terça-feira, 27 de janeiro de 2015

TAXISTAS DE TIBAU/RN X TAXISTAS DE MOSSORO/RN

Taxistas protestam contra presença do prefeito Francisco José Júnior em Tibau

Taxistas de Mossoró vigiam atuação dos 
profissionais de Tibau a fim de auxiliar 
na fiscalização da prefeitura
No último final de semana, um fato até então nunca antes visto aconteceu em Tibau: taxistas da cidade realizaram protesto mostrando descontentamento em relação à presença do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, no município, durante a III Maratona de Revezamento Mossoró-Tibau. Taxistas estenderam faixas pela cidade mostrando que o prefeito mossoroense não era bem-vindo. 

Segundo informações publicadas no blog do jornalista Carlos Santos, ao ser recepcionado com o protesto dos taxistas, o prefeito Francisco José Júnior tentou escapar da movimentação, mas os taxistas dificultaram a "fuga" e passaram a 'persegui-lo' por entre ruas, ruelas, praias, em carreata até sua casa na Praia das Emanoelas. Com carros pichados com inscrições diversas, uso de faixas e outros meios de protesto, mantiveram a pressão, mas sem encontrá-lo.

"Fizemos este protesto para chamar a atenção do prefeito de Mossoró, para que ele se sensibilize com esta perseguição que está sendo feita contra nós, taxistas de Tibau. Alugamos uma garagem no centro da cidade de Mossoró há três anos para o embarque e desembarque de passageiros, sem ocupar as ruas, mas somos multados quando saímos", disse o diretor da Associação de Taxistas de Tibau (ATT), Fábio Júnior Nascimento.

Taxistas reclamam que as faixas de protesto contra o prefeito de Mossoró, estendidas desde a semana passada, foram arrancadas durante a madrugada do sábado, antes da chegada dele a Tibau. Com os carros pichados, os taxistas reclamam de perseguição devido ao fato de os profissionais de outras cidades não sofrerem as mesmas punições por embarcar passageiros no Centro.

O clima de tensão foi agravado com a presença de grande número de agentes de trânsito de Mossoró em Tibau. A justificativa para atuarem fora da sua jurisdição, circunscrita à área urbana de Mossoró, foi de que estavam dando apoio logístico à corrida esportiva da qual o prefeito estava participando. No entanto, a presença dos profissionais terminou elevando o mal-estar, segundo informou o jornalista Carlos Santos. 

Nas redes sociais, o prefeito mossoroense afirmou que a Prefeitura não tem colocado dificuldade para o trabalho dos taxistas de Tibau e que as medidas de fiscalização e multa são para garantir o cumprimento de acordo no transporte de passageiros.

"Da mesma forma como abrimos as portas para estes profissionais, esperamos o mesmo tratamento dos nossos vizinhos, o que não está acontecendo em Tibau, que proibiu que os taxistas de Mossoró retornem de lá com passageiros. Neste caso, nos obrigamos a utilizar o princípio da reciprocidade para proteger nossos taxistas [...]", declarou o prefeito em nota na rede social.

O acordo firmado verbalmente em reunião entre os taxistas das duas cidades, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, e os prefeitos de Mossoró e Tibau, combinaram o revezamento entre os profissionais dos municípios no transporte de passageiros. Contudo, taxistas de Tibau afirmam que o acordo seria válido apenas para os fins de semana e que os profissionais de Mossoró quebraram o combinado realizando o trabalho também durante a semana.

Taxistas de Mossoró fazem mutirão para denunciar os de Tibau

A reportagem do jornal O Mossoroense flagrou ontem uma cena que, a princípio, parecia ser de um acidente de trânsito, tamanho o número de viaturas e pessoas concentradas em um ponto próximo à Cobal. Entretanto, ao se aproximar do local, foi possível constatar que se tratava de um círculo formado por taxistas mossoroenses em volta de um taxista de Tibau que havia embarcado passageiro.

Os taxistas mossoroenses cercaram o carro do taxista de Tibau e chamaram a Polícia Militar, além dos guardas municipais de trânsito, e o "prenderam" no local para que não fugisse da multa. Na tensão entre os profissionais das duas cidades, saem prejudicados não só quem realiza o transporte, mas os próprios passageiros e a economia mossoroense, que perde consumidores ao impedi-los de deixar o Centro rumo às suas cidades.

Procurado pela equipe de reportagem do jornal O Mossoroense, Charlejandro Rustayne disse que não apoia ações como a dos taxistas mossoroenses.

"Discordo da ação dos taxistas, pois eles não podem agir como agentes da municipalidade. É importante esclarecer que, pegar passageiros dentro de Mossoró em direção a outras cidades é ilícito. Contudo, foi feito acordo com taxistas de outras cidades, mas, infelizmente, os de Tibau foram os únicos que não aceitaram. Por isso, se faz necessária fiscalização especial", disse o secretário.



Por Redação do


POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário