quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SERRA CAIADA/RN: PALESTRA SOBRE A FEBRE CHIKUNGUNYA

Serra Caiada, RN: Infectologista fala sobre o Chikungunya




O infectologista Kleber Luz Proferiu palestra nesta terça feira para Agentes de Endemias, Saúde e do ESF, Enfermeiros médicos e interessados de Serra Caiada para um alto risco de casos da Febre Chikungunya, nova doença transmitida pelo mosquito do gênero Aedes – aegypti e albopictus. O especialista afirmou que 2/3 da população vive em condições vulneráveis, semelhantes às de áreas onde o vírus circula, e portanto têm chances de contrair a nova febre.

O médico visitou a cidade mais próxima com registro da doença, o município de Feira de Santana (BA), onde vários casos já foram confirmados, segundo dados do Ministério da Saúde.

Na palestra, Kleber Luz explicou que, inicialmente, a doença se assemelha à dengue e depois à rubéola. Porém, as fortes dores articulares diferenciam os casos. “O ciclo de transmissão da doença é mais rápido do que o da dengue. O paciente vai ser picado pelo Aedes e o vírus vai para a corrente sanguínea. Da corrente, ele vai invadir as articulações. O vírus induz uma forte reação inflamatória, que é responsável pela dor articular. Além da dor o que mais acontece é o inchaço. Já na dengue o vírus causa dor nos ossos e a febre é mais baixa”, disse ele. 

A doença é semelhante à dengue, mas o manejo é diferente, e a letalidade é menor. “Em compensação é uma doença mais difícil. Na dengue, de sete a 15 dias você começa a se reestabelecer, na febre não: quanto maiores às dores, maior a chance de deformidades”, afirma.

Até o momento não existe tratamento específico, este se dá basicamente com o uso de analgésicos, hidratação e repouso. Ele afirma que a principal arma contra a doença é a prevenção. “A transmissão é feita pela picada do mosquito da dengue. Por isso, é tão importante que se faça efetivas ações de prevenção, evitando acúmulo de água e cobrindo reservatórios”, ressaltou.

A atenção redobrada nos sintomas foi a principal orientação dada pelo especialista, pois a doença afeta de maneira grave os pacientes que já possuírem outras enfermidades. Kleber Luz alerta que algumas pessoas terão a persistência das dores articulares e que esse é o maior fator incômodo, pois, afeta em sua maioria, a qualidade de vida.


FONTE
Dengue News

POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário