quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Cirurgias Ortopédicas no RN

Secretaria de Saúde busca agilizar realização de cirurgias ortopédicas

A partir da próxima segunda-feira, 2, a nova sala já começa a funcionar e a expectativa é de que com esse reforço o no Hospital Deoclécio Marques realize cerca de 15 cirurgias ortopédicas por dia.


                      Foto Reprodução
Secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, 
falou sobre a ação emergencial 
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) está organizando uma série de ações que pretendem reduzir as filas de espera por cirurgias ortopédicas nos maiores hospitais da Região Metropolitana – o Walfredo Gurgel e o Deoclécio Marques. Nesta época do ano, de veraneio e férias, os números de acidentes e vítimas de trauma aumentam, sobrecarregando essas unidades de saúde.

De acordo com Camila Costa, coordenadora de Operações de Hospitais e Unidades de Referência da Sesap, uma reunião com ortopedistas realizada na semana passada, com a presença do secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, definiu que será montada uma escala extra, aumentando de três para cinco o número de profissionais durante o período diurno, no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, para ampliar a capacidade cirúrgica da unidade.

“Será montada mais uma sala cirúrgica, com capacidade para realizar oito ou mais cirurgias por dia”, explicou Camila. A partir da próxima segunda-feira, 2, a nova sala já começa a funcionar e a expectativa é de que com esse reforço o hospital realize cerca de 15 cirurgias ortopédicas por dia.

“Embora estejam sendo planejadas ações mais duradouras, essa é uma ação emergencial que visa a diminuir a superlotação nesses hospitais e garantir uma melhor assistência ao paciente”, frisou o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca.

Outra medida adotada pela Sesap foi um termo de cooperação firmado com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) em 9 de dezembro de 2014, que disponibiliza quatro ortopedistas do município e mais 1 do Estado, que irão atuar no Hospital Ruy Pereira para realização das cirurgias ortopédicas de segundo tempo. Já os anestesiologistas trabalharão cinco turnos de seis horas por semana e serão remunerados pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS, através de contrato com a COOPANEST – Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do RN.

A estrutura, manutenção e custeio para operacionalização dos serviços fica a cargo do Estado do Rio Grande do Norte, que disponibilizou uma sala cirúrgica exclusiva para ortopedia, instrumental específico para a realização dos procedimentos, sala de gesso, sala de Raio-x, enfermarias com cerca de 10 leitos (que poderão ser expandidos) destinados aos pacientes da linha de cuidado de traumato-ortopedia, entre outros itens. A meta é realizar pelo menos 80 procedimentos por mês, respeitando o percentual de 40% procedimentos cirúrgicos destinados aos usuários do município de Natal e 60% destinados aos demais municípios do Estado.

Já no Hospital Walfredo Gurgel, de acordo com Camila Costa, o objetivo é que, após o primeiro atendimento, os pacientes ortopédicos sejam remanejados para outras unidades de saúde de seus municípios de origem, enquanto aguardam pela realização de sua cirurgia, recebendo todo o atendimento necessário em um ambiente adequado.

Além disso, a Sesap trabalha para agilizar o fluxo dos atendimentos aos pacientes que aguardam pelas cirurgias ortopédicas eletivas junto aos prestadores desse serviço ao município – o hospital Memorial e a Clínica Paulo Gurgel, em Natal – cujos procedimentos são custeados de forma compartilhada com o município de Natal, cabendo ao Estado o pagamento de 60% do valor total dessas cirurgias.


FONTE

POSTADO POR


Nenhum comentário:

Postar um comentário