quarta-feira, 8 de junho de 2016

O JAPINHA DA FEDERAL

Federação dos policiais federais declara apoio ao "Japonês da Federal"

Entidade se mostrou "surpresa" com a condenação do agente, que ajudou a "construir o prestígio" da Operação Lava Jato

Newton Ishii foi condenado por facilitar a entrada de
contrabando na fronteira com o Paraguai
 Cassiano Rosário/Futura Press
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) divulgou nesta quarta-feira (8) nota de apoio ao agente da PF Newton Ishii, conhecido como 'Japonês da Federal' e que foi preso na sede da Polícia Federal em Curitiba para cumprir pena de quatro anos e dois meses de prisão por descaminho e corrupção quando atuava na fronteira do Paraguai, em Foz do Iguaçu.

A entidade se diz "surpresa" com a prisão do agente alegando que ainda há recursos possíveis e afirma ainda que vai apoiá-lo no que for necessário. "Estamos lutando para que se faça justiça ao Newton e sua família, posto que ele já vem sendo punido injustamente há muitos anos, mesmo após árdua luta para provar sua inocência", afirma o presidente da Fenapef, Luís Boudens.

No texto, a Fenapen ainda lembra que a condenação de Ishii, que se tornou um símbolo da Lava Jato e do combate à corrupção no País, não tem relação nenhuma com a operação que vem sendo conduzida em Curitiba e já botou os maiores empreiteiros brasileiros na cadeia. 

A entidade dos federais diz que Japonês da Federal ajudou a "construir o prestígio" da Lava Jato.

Diferente dos presos da Lava Jato que ele ajudou a conduzir para a PF em Curitiba ao longo das 30 fases da emblemática operação de combate à corrupção, Ishii está em uma sala separada na sede da Polícia Federal e não na carceragem.

Ele foi condenado em 2009 pela Justiça Federal no Paraná por corrupção e descaminho, ao facilitar a entrada no Brasil de produtos contrabandeados do Paraguai. A condenação foi mantida pelo STJ em março deste ano, que determinou pena de quatro anos e dois meses de prisão o que, na prática, permite que ele cumpra sua condenação já no regime semiaberto. O cumprimento da pena, contudo, ainda precisa ser definido pelo juiz de Foz do Iguaçu. 

O agente foi um dos 23 policiais federais alvos da Operação Sucuri, deflagrada em 2003 para apurar um esquema supostamente formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando na fronteira com o Paraguai em Foz.

Ishii responde a três processos, derivados da Operação Sucuri, sendo um na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa.



POR


FONTE
Resultado de imagem para logo do ig


POSTADO POR
Resultado de imagem para NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário