sexta-feira, 29 de junho de 2012

TRABALHO TEMPORÁRIO

Shoppings se preparam para crescimento de vagas de empregos em julho


 (Ana Amaral/DN/D.A Press)

O recesso escolar promete aquecer o mercado consumidor em julho. Pelo menos essa é a expectativa identificada nos shoppings de Natal, que são sempre opções para o público infantil e jovem no período.

 O impacto deve ser sentido principalmente nos equipamentos de lazer, como cinemas, parques de diversão, lojas de jogos eletrônicos, entre outros. 

O volume de contratações temporárias também acompanha o crescimento. A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a abertura de 17 mil vagas no país durante o mês.

Por ocorrer durante um tempo mais curto quando comparado às férias de fim de ano, o recesso de julho não costuma ter um volume tão grande de pessoas viajando para fora da cidade. De acordo com a gerente de marketing do Norte Shopping, Carla Botelho, o movimento não tem um aumento tão significativo. O que muda mesmo é o público, formado por crianças e jovens. "Como Natal não tem muita opção de lazer, sempreprocuramos oferecer opções", afirma. O shopping abrirá especialmente entre os dias 3 e 20 de julho um espaço de leitura para gibis, a "Gibiteca".O gerente da loja de jogos Game Station, Alysson Cavalcanti, conta que a expectativa é de um crescimento de 20%. Ele revela que no ano passado houve queda no incremento, causada pela redução do tempo de recesso em algumas instituições, porém as expectativas são boas para 2012. "É um impacto muito parecido com janeiro, quando também crescemos nessa faixa", compara. A loja, que fica no shopping Midway Mall, não precisou de novas contratações para suprir a demanda.

Já no Norte Shopping cinco pessoas foram contratadas para a "Gibiteca". Quem abriu vagas também foi a Sweet Play, do Natal Shopping. A subgerente da loja, Patrícia Moura, informou que estão abertas quatro oportunidades para julho. "Exigimos apenas segundo grau completo, mas nenhuma qualificação específica. Geralmente contratamos pessoas de primeiro emprego", explica. Os currículos devem ser enviados para o e-mail natal@sweetplay.com.br. A loja espera um crescimento de 30% no movimento no período do recesso.

Cinemas já sentem o movimento

Um dos segmentos que mais crescem durante as férias é o de cinemas. A gerente de marketing do Praia Shopping, Daniele Leal, conta que nessa última semana de junho já foi possível observar um maior movimento na rede Moviecom, sobretudo na quarta-feira, dia em que os preços das entradas são promocionais. A outra opção dos natalenses é o Cinemark, localizado no shopping Midway Mall. Lançamentos como "Era do Gelo 4" e o "Espetacular Homem Aranha", devem fomentar ainda mais a procura.Enquanto Midway Mall e Praia Shopping já usufruem das salas de cinema, Norte Shopping e Natal Shopping aguardam a construção de seus equipamentos para aproveitar o potencial do segmento. Ambos terão salas da rede mexicana Cinépolis, que devem ser entregues no ano que vem.

O Natal Shopping incluiu o projeto na reforma iniciada este ano. Já o Norte Shopping vem com a ideia desde 2010, quando fechou contrato com a rede Moviecom. Alguns problemas com o andamento das obras acabaram encerrando a parceria. Um novo contrato vem sendo negociado com o Cinépolis, que pode ser confirmado em breve como empresa responsável pelo cinema do Norte Shopping.

Lazer e entretenimento contratam
  As vagas abertas nas lojas Sweet Play e na "Gibiteca" do Norte Shopping mostram uma tendência de contratações temporárias no setor de lazer e entretenimento. A Asserttem estima a abertura de 13,5 mil oportunidades nos dois segmentos. São parques temáticos, clubes, hotéis, pousadas, acampamentos, bares e restaurantes. Do total, a associação prevê que 10% têm chance de efetivação no emprego. O segmento também deve contratar cerca de 3 mil jovens (25%) para o primeiro trabalho.

A Asserttem explica ainda que Os candidatos com nível de escolaridade superior completo ou cursando o último ano de Educação Física, Turismo, Hotelaria, Administração, Psicologia, Publicidade e Pedagogia têm prioridade nos processos seleção, porém algumas empresas, como foi o caso das vagas abertas pela Sweet Play, não exigem experiência profissional. De acordo com a associação a remuneração varia de R$ 40 a R$ 180 o dia trabalhado. As principais funções com oportunidades no mercado são para os setores de atendimento, monitores, operadores de brinquedo, garçons, serviços de quarto e serviços de cozinha.


Fonte:    DNonline
Felipe Gibson, para o Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário