terça-feira, 19 de junho de 2012

CASOS DE DENGUE NO RN

Suspeitas de casos de dengue no RN exigem prevenção

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Prevenir ainda é a melhor estratégia de combate à dengue. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Norte já vive uma epidemia de dengue, registrando 13.724 notificações de casos da dengue, com 31 suspeitas de óbito no estado.

A ação mais simples para a prevenção é evitar o nascimento do mosquito, pois não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. É preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução e a regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importante que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação da doença. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) orienta a população para os cuidados básicos e ações de rotina para conter o avanço da epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. Limpar os quintais, fazer a higienização de cozinhas e banheiros, não deixar embalagens e pneus expostos à chuva e sol, evitar a água parada onde o mosquito da dengue se reproduz, além de não deixar caixas d'água descobertas são algumas medidas que têm um forte efeito preventivo.

O carro fumacê atende de acordo com a solicitação dos municípios, mas só é eficiente na exterminação do mosquito adulto. No RN 32 municípios já solicitaram o serviço, devido ao grande número de casos registrados.

Atualmente os municípios de Grossos e Carnaúba dos Dantas estão recebendo a operação de UBV (Ultra Baixo Volume), popularmente conhecido como carro fumacê.

Para a Subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Iraci Nestor, as ações educativas são mais eficientes que o uso do carro fumacê, pois o uso do inseticida é uma medida extrema, usada quando o município não foi capaz de eliminar os focos com as ações preventivas de rotina, entretanto em poucos meses o mosquito esta de volta.
 
 
Fonte:    De Larissa Aguiar, especial para o DN
Via   DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário