sexta-feira, 29 de junho de 2012

RELIGIÃO: "TERÇO DOS HOMENS" NO RN


A fé dos homens na Virgem Maria


   "Todas as gerações me chamarão bem aventurada". A passagem bíblica, segundo os cristãos católicos, trata da fala de Maria, mãe de Jesus, após receber do anjo Rafael a notícia de que seria ela a escolhida para gerar o Messias. Para exaltar a Virgem Maria e pedir que ela interceda junto a Jesus, todas as quartas-feiras, das 19h às 20h, mais de 300 homens se reúnem na igreja Bom Jesus das Dores, na Ribeira, e rezam juntos o terço. A paróquia foi a primeira a receber o "Terço dos Homens" no Rio Grande do Norte, e hoje o encontro completa sete anos. "Éramos dezenas, hoje somos centenas, breves seremos milhares! Venha e traga um amigo". É com essa proposta que o evento é realizado. A frase estava no final de um panfleto entregue na porta da igreja com uma mensagem para os participantes.

Rodrigo SenaIniciativa de Gilberto Andrade (E) estimulou outros fiéis e permitiu implantação do Terço em Natal.Iniciativa de Gilberto Andrade (E) estimulou outros fiéis e permitiu implantação do Terço em Natal.

 Na celebração desta semana, a 357ª noite de encontro,  a equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE foi até a igreja e conversou com estes homens devotos, e que fogem à regra no que diz respeito à assiduidade das figuras masculinas em manifestações religiosas. O empresário Gilberto Andrade Costa, por exemplo, frequenta sempre o terço, e foi um dos responsáveis por trazer para a capital potiguar a celebração, realizada aqui pela primeira vez em 29 de junho de 2005, dia de São Pedro. Costa teve a ideia de  implantar o evento para Natal após participar por várias vezes de encontros semelhantes na Paraíba. "Em 2005 convidei o cônego José Mário de Medeiros para assistir ao terço em João Pessoa, e depois nos organizamos para trazer a celebração para Natal", diz. O cônego José Mário é pároco da igreja de Bom Jesus e responsável por presidir o terço.

 Quarta-feira, na igreja, muitos homens lotavam os bancos à espera do início do terço. Mesmo sob chuva, os fieis apareceram na paróquia e participaram da celebração. No início, uma imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal e madrinha do Terço dos Homens da Paróquia de Bom Jesus, foi carregada em procissão até o altar e recebida pelos homens, que cantavam em homenagem à santa. Emocionados, eles expressavam a crença religiosa de diversas formas. Olhos fechados, mãos erguidas, ou junto ao peito, segurando terços, os fieis murmuravam pedidos e agradecimentos, entre os cantos de adoração. Após a leitura do evangelho bíblico por parte do presidente da celebração, os participantes iniciaram a reza do terço, revezando entre si as leituras dos mistérios. "No terço fazemos uma reflexão do evangelho a partir da ótica e a situação dos homens", completou Gilberto Costa. O empresário conta que por várias vezes foi abordado por participantes do terço que lhe informavam sobre graças alcançadas. Segundo o empresário, é também uma forma de aproximar o público masculino da Igreja e das práticas da religião católica.

 O hábito de rezar o terço e participar de missas e procissões é comumente associado às mulheres, e causa estranheza quando se fala que homens são adeptos dessas práticas. Mas o tabu tem sido superado em Natal. Além da paróquia de Bom Jesus das Dores, outras igrejas da capital realizam o Terço dos Homens, com o mesmo formato. Na paróquia de Santo Antônio, por exemplo, a celebração ocorre há seis anos, sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 20h30. O responsável por implementar o terço masculino na paróquia foi o compositor José Gomes de Melo Filho, frequentador da paróquia percussora do movimento que resolveu expandi-lo.

Engajamento

O engajamento dos fieis possibilitou melhorias estruturais no prédio da paróquia para dar mais conforto e segurança às reuniões semanais. O piso da igreja foi trocado, e a manutenção é realizada continuamente. O templo também foi climatizado, com a colocação de ar-condicionados para diminuir o calor nas dependências da paróquia.  As reformas acabam atingindo também toda a população que frequenta as celebrações religiosas. Também é uma ideia dos participantes do Terço dos Homens a reunião de doações, dos próprios fieis que comparecem ao eventos, para promover melhorias na paróquia. A reforma foi realizada com recursos próprios de empresários participantes do terço.


Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte
Rafael Barbosa - Repórter   

Nenhum comentário:

Postar um comentário