quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA, PROTEJA VOCÊ E SUA FAMÍLIA, VACINE O SEU ANIMAL.


Campanha de Vacinação Antirrábica é prorrogada novamente


vacinacao_antirrabicaA Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica em Mossoró foi prorrogada novamente por não atingir a meta de imunização. Desta vez, o trabalho de vacinação de cães e gatos através das equipes do Centro de Controle de Zoonoses de Mossoró segue até o dia 10 de janeiro. Além de Mossoró, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estendeu o período de vigência da Campanha Antirrábica dos outros municípios.
Conforme o veterinário do Centro de Zoonoses, Felipe Caetano Filho, a nova prorrogação tem como objetivo promover o alcance da meta de imunização, que visa vacinar 36.026 animais. Ele conta que caso os trabalhos da campanha antirrábica fossem encerrados no último dia 20, Mossoró não teria atingido a meta.
"Com esse novo adiamento vamos ganhar mais um mês de campanha e assim no total teremos 60 dias para vacinar os animais. Essa decisão de mais um novo período é boa, pois assim vamos conseguir bater a meta de imunização", avalia Felipe Caetano Filho.
O veterinário destaca que até ontem, 21, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses já haviam vacinado 31.750 animais, sendo 21.810 cães e 9.940 gatos. Para que a meta da campanha seja plenamente atingida ainda restam 4.276 animais a serem imunizados.
"Vamos continuar o trabalho nas áreas restantes da zona rural, que inicialmente ficariam de fora das estatísticas se a campanha tivesse sido encerrada nesta semana. Mas as equipes iriam continuar aplicando as doses nessas localidades. Além disso, manteremos as visitas nas periferias, onde o trabalho de imunização está quase todo concluído", revela o especialista.
Os proprietários de cães e gatos que ainda não foram vacinados contra a chamada raiva devem levar os animais para serem vacinados no Centro de Controle de Zoonoses ou podem requer a dose da vacina antirrábica junto ao órgão.
"As pessoas que preferirem pode trazer um recipiente térmico com gelo para acondicionar a dose da vacina. Na ocasião, iremos orientar ainda com aplicar a vacina. Geralmente fazemos isso quando os animais são de grande porte", explica o veterinário Felipe Caetano Filho.

Fonte: "O Mossoroense"

Nenhum comentário:

Postar um comentário