quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ALUNOS MAIS TEMPO NAS ESCOLAS ESTADUAL


Em 2012, escolas estaduais terão aulas aos sábados


O calendário escolar da rede estadual de ensino para 2012 vem com uma novidade. Para completar os 200 dias letivos  preconizados pelo Ministério da Educação, haverá aulas durantes 10 sábados devido ao retardamento do cronograma corrente em função da última greve dos professores estaduais. Nesses dias, poderão ser desenvolvidas atividades didático-pedagógicas realizadas entre estudantes e professores com vistas à execução total da quantidade de dias impostos pelo Governo Federal.
Aldair DantasSecretária Betânia Ramalho apresentou o Calendário Escolar 2012Secretária Betânia Ramalho apresentou o Calendário Escolar 2012

A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, explicou que diferente do que está sendo feito por algumas escolas estaduais para o cumprimento do ano letivo de 2011, os sábados letivos do próximo ano não poderão ser substituídos por aulas no sexto horário, aulas no contra-turno, planejamento, reuniões pedagógicas ou reuniões de pais e mestres. A secretária afirmou, também, que o ano letivo 2012 só se dará como encerrado quando os 200 dias forem cumpridos com seus respectivos componentes curriculares. 

O calendário escolar foi divulgou ontem, durante coletiva de imprensa no auditório do Hotel Ocean Palace. As matrículas automáticas, para os alunos que estudam em escolas da rede pública estadual que não entraram em greve este ano, começaram na segunda-feira passada. O período de preenchimento de formulários e entrega de documentos nas secretarias das unidades escolares para os demais alunos, deverá atender datas específicas (veja o box).

"A matrícula nada mais é do que um chamamento para a escola", ressaltou a secretária Betânia Ramalho. De acordo com ela, o calendário apresentado diz respeito ao primeiro planejamento de matrículas em decorrência da paralisação dos professores no início deste ano. "O calendário é muito flexível e contínuo". Ela comentou, ainda, que cerca de 100 mil pessoas no Rio Grande do Norte abandonaram a escola nos últimos anos e um dos principais objetivos da SEEC para 2012 é tornar as escolas mais atrativas com o intuito de reabsorver este público.

INFORMATIZAÇÃO

Além das projeções para o próximo ano, Betânia Ramalho antecipou que as matrículas para a rede estadual de Educação, a partir de 2013, serão realizadas através da internet. Ela utilizou  o modelo das inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como exemplo. "Não teremos nenhum problema. As matrículas poderão ser realizadas nas próprias escolas, nas salas de informática. O aluno poderá utilizar, ainda, os telecentros, as salas de inclusão digital e as lanhouses", explicou a secretária. 

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura prevê que até o final do primeiro semestre letivo de 2012, todas as Escolas Estaduais receberão novos computadores. Eles serão acompanhados de câmera fotográfica e scanner para realizar a informatização da matrícula dos estudantes, digitalizar a documentação e construir o registro fotográfico de cada aluno. Questionada sobre a possibilidade de uma nova greve no início do próximo ano letivo, Betânia Ramalho afirmou que não existe nenhum motivo para os professores paralisarem atividades.

"Nós temos o piso salarial que será cumprido. A data base é janeiro com variação até abril. Iremos dar início à recuperação das vantagens adquiridas pelos professores ao longo dos anos, por meio de formação como especialização, mestrado e doutorado. Tudo será cumprido", garantiu Betânia Ramalho. Sobre o último concurso realizado para o preenchimento de 2.900 vagas para professor, a secretária afirmou que todos serão chamados de acordo com a necessidade da Secretaria Estadual de Educação.  
Ricardo Araújo - repórter
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário