sexta-feira, 9 de maio de 2014

VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

Campanha de vacinação é adiada

Imagem/blog "naserra"
A campanha de vacinação contra a gripe vai ser prorrogado no Rio Grande do Norte porque o Estado não atingiu a meta nos grupos prioritários. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), apenas 35,73% do público alvo foi vacinado, segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS). A meta estadual é vacinar 666.545 pessoas no estado, mas até esta quinta-feira (8), foram vacinadas pouco mais de 235 mil pessoas. Devido aos números abaixo do esperado, o PNI recomendou a todos os estados prorrogarem a vacina até atingirem a meta de 80%.

De acordo com Francisca Santos, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, o índice atingido no RN está próximo ao nacional. Em todo o Brasil, a expectativa é vacinar 80% do público alvo, mas a média nacional está em 43,59%. Segundo ela, um número considerável de usuários está entrando em contato com o Programa Estadual de Imunização para denunciar que estão buscando os postos, mas não estão conseguindo se vacinar.

O público alvo da vacina que são as crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres que deram a luz há menos de 45 dias, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Para uma maior proteção, todos devem manter hábitos simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.


FONTE


POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário