sábado, 3 de maio de 2014

IRPF 2014 FORA DO PRAZO

Receita Federal reabre sistema para envio de declarações fora do prazo

Quem não enviou o documento dentro do
 prazo terá que pagar multa de R$ 165,74
A Receita Federal reabriu ontem, 2, o sistema para envio de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2014, ano-base 2013, para os contribuintes que não entregaram o formulário dentro do prazo, encerrado na última terça-feira, 30 de abril. Em Mossoró, de acordo com o último balanço divulgado, mais de 56 mil contribuintes haviam encaminhado a declaração.

Quem não enviou o documento dentro do prazo terá que pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido por mês de atraso, até atingir o valor máximo de 20% do imposto devido. Quem já havia baixado o aplicativo no computador não terá que instalar novamente o programa, que já está atualizado para cálculo da multa e para impressão da guia de pagamento para quem entregar com atraso.

O envio de declarações atrasadas não poderá ser feito por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, pois os aplicativos não permitem o preenchimento de declarações retificadoras nessa plataforma. O pagamento das restituições do Imposto de Renda começará em junho e será feito em sete lotes mensais. No primeiro lote, que será liberado em 16 de junho, terão prioridade idosos de mais de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. O último lote sai em 15 de dezembro.
 
Durante entrevista ao jornal O Mossoroense, o chefe do setor de malha fina da Receita em Mossoró, Daniel Freire, detalhou como funciona o processo de restituição: "O contribuinte informa, na declaração de 2014, todos os impostos que foram retidos pela fonte pagadora no ano-base de 2013, destacando quanto recebeu e quanto pagou de imposto. O programa da Receita Federal vai gerar um cálculo, e o contribuinte vai saber se ele ainda tem impostos a pagar ou a receber de volta", detalhou.

Em todo o Brasil, 26.883.633 contribuintes enviaram a declaração este ano até o dia 30 de abril, número pouco abaixo da estimativa da Receita, que esperava receber 27 milhões de formulários.



 Por Redação do
 


POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário