terça-feira, 11 de março de 2014

SURTO DE SARAMPO

Surto de sarampo em estados vizinhos preocupa Sesap

Imagem/blog "naserra"
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta a população sobre a importância da vacinação contra o sarampo, tendo em vista o surto da doença que vem ocorrendo nos estados de Pernambuco e Ceará desde o ano de 2013. O alerta foi divulgado em nota técnica ontem (10), com o intuito de chamar a atenção para o aumento dos casos suspeitos de sarampo no período pós-Carnaval no Rio Grande do Norte. 

Segundo a Sesap, pais e responsáveis por crianças na faixa etária de 6 meses à menores de cinco anos de idade devem procurar os postos de saúde ainda no decorrer desta semana, a fim de vacinarem seus filhos com a vacina tríplice viral, que protege contra três doenças: sarampo, rubéola e caxumba.

Segundo Francisca Santos, Coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesap, "todas as regiões metropolitanas dos estados do Nordeste estão realizando a campanha que iniciou no dia 24 de fevereiro e se estende até esta sexta-feira (14) de março”. Todos os pais e responsáveis devem levar as crianças, juntamente com sua caderneta de vacinação, mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente.

“Precisamos alertar que o RN está com apenas 3% da cobertura estimada, sendo que a meta é de 95%. Diante disso, nesta quarta-feira (12), os municípios mais populosos, que integram a Região Metropolitana de Natal, e priorizados pelo Ministério da Saúde realizarão um ‘Dia D’ de mobilização", disse Francisca Santos. A técnica lembrou a importância dos municípios assumirem essa responsabilidade.

Os municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, além de Ceará-Mirim e Macaíba, que formam a quarta maior aglomeração urbana da Região Nordeste do Brasil, estão sendo priorizados nesta ação

Na nota técnica, a Suvige afirma que o Rio Grande do Norte não apresenta casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas há o risco de reintrodução do vírus, devido ao grande fluxo de viajantes oriundos de países onde o sarampo ainda tem caráter endêmico e/ou de pessoas oriundas dos estados de Pernambuco e Ceará que estão com situação de surto da doença.

Diante disso, a Suvige solicita que os municípios que sediaram grandes festas de Carnaval com aglomerados de pessoas, assim como os municípios da segunda, quarta e sexta regionais de saúde, sediadas respectivamente em Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, principalmente os que fazem fronteira com o estado do Ceará, mantenham alerta máximo para os casos suspeitos de sarampo em suas unidades de saúde.

Uma das causas mais frequentes de morte em crianças no mundo, o sarampo apresenta como sintomas febre e exantema maculopapular (manifestações na pele), acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. Em caso de suspeita da doença, a Suvige orienta manter contato e notificar imediatamente à secretaria municipal de saúde de sua cidade e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS/RN, no plantão 24h, PR meio do número: 0800.281.2801, tel/fax: (84) 3232.5509, ou pelo e-mail: notifica@rn.gov.br. Ou, ainda, ao setor de Doenças Agudas e Imunopreveníveis da Sesap, através do tel/fax: (84) 3232-2588 / 2599, e/ou e-mail: exantematicas@rn.gov.br.

Com informações da Assecom.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário