sexta-feira, 28 de março de 2014

DIOCESE DE SANTA LUZIA - MOSSORÓ/RN

Diocese de Santa Luzia celebra 80 anos de história

Celebração será na Catedral de Santa Luzia

Hoje a Diocese de Santa Luzia completará 80 anos de história. Para comemorar a data, uma extensa programação está sendo preparada e será apresentada no próximo domingo, 30, às 9h, em missa presidida pelo bispo dom Mariano Manzana. Na ocasião, também será celebrado o centenário de nascimento de padre Huberto Bruening, sacerdote que ao longo de 48 anos esteve presente na vida religiosa de Mossoró, exercendo as funções de reitor do Seminário Santa Teresinha e vigário da Catedral de Santa Luzia.

De acordo com pesquisas feitas pelo historiador Geraldo Maia, a trajetória da Catedral de Santa Luzia tem início em 5 de agosto de 1772, quando a Provisão das Dignidades do Cabido de Olinda concede a Antônio de Souza Machado, sargento-mor da Ribeira do Mossoró, e a sua mulher Rosa Fernandes autorização para construir uma capela na fazenda Santa Luzia.

A capela foi construída com os cruzados do sargento-mor e o auxílio dos devotos circunvizinhos, sendo o primeiro ato litúrgico celebrado em 25 de janeiro de 1773, quando foi batizada uma criança do sexo feminino, cerimônia essa oficiada pelo padre José dos Santos da Costa. Em 30 de dezembro de 1830, é inaugurada a primeira reforma da capela, sendo que nessa época chegou à cidade a imagem de Santa Luzia de Mossoró, pequena e de madeira, vinda diretamente de Portugal.

Em 27 de outubro de 1842, pela resolução número 87, a Capela de Santa Luzia era elevada à categoria de matriz, mas o espaço já não era suficiente para atender as necessidades da população e é assim que em 24 de março de 1858 foi iniciada a reconstrução da igreja, que durou 10 anos. Tempos depois, em 28 de março de 1934, foi criada então a Diocese de Mossoró, com solene missa celebrada na Matriz de Santa Luzia pelo padre Luís da Mota, vigário da paróquia.

Igreja relembra o centenário do monsenhor Huberto Bruening

Nascido em 30 de março de 1914, em São Ludgero, Santa Catarina, de ascendência alemã, monsenhor Huberto, como era chamado, deixou lições valiosas tanto na evangelização como no universo da ciência, pois durante 30 anos, o sacerdote observou sistematicamente o comportamento das abelhas Jandaíra, tendo lançado inclusive um livro, intitulado "Abelha Jandaíra", que está em sua terceira edição, estudado em várias instituições de ensino superior.

Padre Huberto Bruening chegou a Mossoró no dia 25 de abril de 1936, pelas mãos do primeiro bispo da Diocese de Santa Luzia, dom Jaime Câmara. Na cidade, além de se dedicar à paixão pelas abelhas Jandaíra, também comandou um dos programas radiofônicos mais antigos da cidade: "Mensagem de Fé", inicialmente na Rádio Difusora, passando depois para a Rádio Tapuyo e, finalmente, na Rádio Rural.

Em sua homenagem, foi construído ao lado direito da Catedral de Santa Luzia um espaço denominado "Largo Monsenhor Huberto Bruening", que consta de pavimentação de calçadas, pórtico, pedestal, busto do próprio monsenhor Huberto, jardineiras, bancos e iluminação central.




FONTE: Redação do

POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário