quarta-feira, 21 de novembro de 2012

UNICAT DE MOSSORÓ/RN CONTINUA COM FALTA DE MEDICAMENTOS

Falta de medicamentos na Unicat de Mossoró causa transtornos a pacientes da região

A falta de medicamentos na Unidade de Agentes Terapêuticos (Unicat) de Mossoró é motivo de reclamação dos usuários que necessitam dos remédios distribuídos gratuitamente pelo órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

 Em contato com a equipe do jornal O Mossoroense, o aposentado Leonardo Silva revelou que o Spiriva Respimat, utilizado para o tratamento de problemas respiratórios, está indisponível à população.

Segundo o aposentado, o medicamento está em falta desde janeiro deste ano. Devido a essa dificuldade, Leonardo Silva conta que para não interromper seu tratamento está comprando o remédio, que nas farmácias custa em média R$ 290, valor esse considerado elevado pelo usuário, que detém como renda apenas sua aposentadoria.

Em conversa com a reportagem do jornal O Mossoroense, o farmacêutico da Unicat, Jorge André, explicou que o Spiriva Respimat não faz mais parte da portaria instituída pelo Ministério da Saúde, que prevê a distribuição dos medicamentos pelas Unidades.

"Antes, ele era, sim, distribuído, mas a demanda foi crescendo, e o governo não está mais encaminhando o medicamento às Unidades. Não foi uma decisão nossa, foi o próprio Ministério da Saúde que decidiu isso", justifica Jorge André.

O farmacêutico destaca que alguns pacientes têm conseguido somente na Justiça o direito de receber gratuitamente o remédio. "Por meio de ação judicial alguns usuários estão recebendo esse medicamento. Então, quem necessita do Spiriva pode recorrer à Justiça", enfatiza o farmacêutico.

No início deste mês, o jornal O Mossoroense publicou reportagem onde mostrava que cerca de 3,2 mil usuários da Unicat estavam sem receber o Sifrol, utilizado no tratamento para o mal de Parkinson, e Alênia, indicado para aqueles que sofrem de asma.




Fonte: Redação do Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário