domingo, 11 de novembro de 2012

FIM DO COLÉGIO CIC EM NATAL/RN


Irmã confirma fechamento do CIC no dia 30 de dezembro

Fim de uma história centenária. Às vésperas de completar 111 anos de funcionamento, o Colégio Imaculada Conceição (CIC) vai mesmo fechar as portas. A data de encerramento das atividades foi divulgada ontem: 30 de dezembro. O prédio será alugado a uma outra instituição de ensino. As negociações nesse sentido estão em andamento. Apesar de reuniões e protestos de professores, funcionários, alunos, pais e ex-alunos, a direção não encontrou outra solução para a crise no colégio e alguns funcionários já receberam o aviso-prévio.

Júnior Santos

                          Fundado em 1901, o CIC perdeu alunos e com os altos índices
                de inadimplência nas mensalidades vai fechar as portas e alugar o prédio


De acordo com a Irmã Maria Belchior, atual diretora do CIC, o fechamento do colégio era inevitável diante do quadro de esvaziamento das salas de aula e inadimplência. "Chegamos a ter 2.700 alunos e funcionávamos durante os três turnos. Atualmente, temos menos de 300 alunos e as aulas são apenas no turno matutino. Temos nove salas fechadas por falta de atividade", explicou. A diretora informou ainda que chegou a conversar com representantes da comissão formada por pais e professores. "Mas não há outra solução. Vamos encerrar as atividades no dia 30 de dezembro", taxou.

Entre as reivindicações e propostas da comissão, estavam a possibilidade de se estender as atividades por mais um ano a fim de que seja possível a captação de parcerias e ajuste das mensalidades para recuperar e fortalecer o CIC que completaria 111 anos no dia 22 de fevereiro do próximo ano. A abertura de uma conta bancária para receber doações também foi cogitada. No entanto, as possibilidades foram descartadas. Alguns funcionários já começaram a receber o aviso-prévio. Estima-se que para pagar os direitos trabalhistas dos atuais 62 funcionários, a direção do CIC desembolsará uma quantia superior a R$ 1 milhão.

 
Irmã Belchior não quis revelar o nome das instituições que estão negociando com o colégio. "Mas existem propostas muito boas que estão sendo estudadas", informou. No local, irá funcionar uma faculdade ou uma escola de ensino profissionalizante. "Houve uma proposta de uma faculdade para funcionar apenas em um turno, mas descartamos essa possibilidade", disse. Segundo a diretora, dois setores do prédio continuaram da mesma forma: a igreja e a casa das irmãs. "Continuaremos tendo missas em nossa capela e as sete irmãs que ainda moram aqui, pelo menos por enquanto, vão continuar no mesmo local".



FONTE


Roberto Lucena - repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário