quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SAFRA DO CAJU - ASSU/RN

Seca e mosca branca podem dizimar produção de caju

ASSÚ – O prolongamento do quadro de estiagem e o aparecimento da praga da Mosca Branca, que infestou praticamente todos os pomares de caju, poderão levar a um prejuízo de 100% da produção de castanha prevista pela diretoria da Cooperativa de Produtores de Castanha de Caju, no projeto de assentamento rural de Novo Pingos, município do Assú.

A expectativa sombria foi feita pelo presidente da organização, Manuel Cristiano da Cunha.

O dirigente cooperativista lamentou que, além dos problemas decorrentes da seca, a situação só fez piorar com o surgimento da praga. Manuel Cristiano disse que há uma preocupação muito grande diante do panorama atual.

"O pior de tudo é que até agora não temos encontrado uma solução para resolver este impasse", refletiu. "A certeza que temos é que não haverá safra de caju este ano em praticamente todo o Estado", completou.

Manuel Cristiano disse que, semana que passou, a questão foi tema de um encontro com representantes de uma das instituições parceiras das entidades que atuam na produção de castanha de caju no Estado: a Fundação Banco do Brasil (FBB).
"O encontro foi para uma ampla discussão sobre os problemas enfrentados por todas as cooperativas iguais à nossa no Rio Grande do Norte", explicou o dirigente cooperativista. 

PESSIMISMO

Ele ressaltou que, em consequência do agravamento do problema, já houve uma nova estimativa com relação aos danos que a estiagem e a praga provocarão na safra de caju em 2012.
"Antes tínhamos calculado que a safra poderia ter uma perda de 70% por conta da seca, mas agora, com a chegada da mosca branca, reavaliamos a situação e já se pode dizer que esta perda poderá chegar aos 100%", manifestou o presidente da entidade cooperativista.

Saiba mais

Mosca Branca

O adulto de mosca branca mede de 0,8 a 1,0mm, com corpo amarelo, quatro asas membranosas recobertas por pulverulência branca. Em condições favoráveis, sua longevidade pode ser de até 20 dias, sendo mais comum 10 dias. Uma fêmea coloca cerca de 250 ovos, dependendo do hospedeiro e da temperatura.

Ninfa

A ninfa, de hábito sedentário, mede cerca de 0,3 a 0,6mm, com duração de cerca de 10 a 12 dias, dependendo das condições ambientais e da planta hospedeira. As ninfas possuem quatro fases diferentes de desenvolvimento. (1º, 2º e 3º Instar). Após o terceiro Instar, temos a fase de pupa e finalmente adulto.

Ovos

São encontrados, na face inferior do 
limbo foliar das plantas, geralmente 
próximo às nervuras,
ovos (0,2mm) presos por um pedúnculo curto, que 
levam cerca de 6 a 12 dias 
para eclodirem e
surgirem as ninfas.

Área de abrangência

Também são encontradas, na face 
inferior das folhas a pupa e os adultos, 
entretanto este último
apresenta grande agilidade de locomoção e 
dispersão por meio do vento,
 podendo ser encontrado
a 7km da área atacada.



Fonte: Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário