quarta-feira, 28 de novembro de 2012

RISCO DE SURTO DE DENGUE

Mossoró está entre as 77 cidades brasileiras em situação de risco de surto de dengue

Segundo o Ministério da Saúde, Mossoró está entre as 77 cidades do Brasil em situação de risco de surto de dengue.

 Além da capital do Oeste potiguar, mais sete municípios do Rio Grande do Norte integram a lista de risco. O órgão monitora 1.239 municípios. Deste total, além dos 77 em situação de risco, outros 375 estão em situação de alerta, enquanto que 787 apresentam índices satisfatórios.

O estudo foi realizado através do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que traça um panorama para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Para efeitos de classificação são considerados em situação de risco os municípios que apresentam mais de 3,9% dos imóveis pesquisados com larvas do mosquito. O índice de Mossoró foi de 4,9%.

Quando apresenta índice menor que 3,9%, o município é classificado como em estado de alerta. O índice satisfatório é alcançado quando está abaixo de 1% de larvas do mosquito. O estudo ainda aponta que no Nordeste mais de 70% das larvas do mosquito se concentram em reservatórios de água. Outros 20% estão em depósitos domiciliares.

As demais cidades potiguares em situação de risco são Campo Redondo (12,1%), Santa Cruz (5,3%), São Paulo do Potengi (5,3%), Jardim do Seridó (5%), Parelhas (4,8%), Brejinho (4,3%) e Pau dos Ferros (4,1%). Outros quatro municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de alerta: Jacanã (3,7%), Cruzeta (2,9%), Ceará-Mirim (2,7%) e Caicó (1,6%).

O LIRAa é promovido em parceria com as secretarias municipais de Saúde e é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue. A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense entrou em contato com a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Allany Medeiros, para falar sobre as ações de combate à dengue no município. No entanto, a diretora informou que não poderia atender a equipe ontem.


Fonte: Redação do Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário