segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


"MOMENTO SAÚDE"

Arroto (Eructação)

A eructação, frequentemente acompanhada de som característico, ocorre quando gases do estômago são expelidos através da boca. É causada, em geral, pela liberação do ar engolido ou de dióxido de carbono, o mesmo gás que produz o efeito efervescente em determinadas bebidas.
Embora a maior parte do ar deglutido, quando nos alimentamos ou engolimos saliva, seja absorvida pelo organismo, uma pequena quantidade desses gases precisa ser eliminada.
A eructação não costuma representar problema médico, mas merece atenção quando adquire caráter persistente.
Recomendações
Para evitar eructações, observe o seguinte:
* Evite bebidas gaseificadas ou efervescentes;
* Coma devagar, mastigue bem os alimentos e não exagere no tamanho das porções;
* Não mastigue chicletes nem balas muito duras, porque aumentam a salivação e a ocorrência de gases estomacais;
* Procure não falar demais durante as refeições, pois isso aumenta a deglutição de ar;
* Não force a expulsão dos gases estomacais. Ao contrário do que muitos pensam, isso não diminui o desconforto gástrico;
* Bater nas costas dos bebês ajuda a eliminar o ar engolido durante as mamadas ou quando a criança chora. A retenção desses gases pode causar cólicas dolorosas.
Advertência
* Arrotos podem ser um sintoma de úlcera. Se você sentir dor abdominal com queimação no intervalo entre as refeições e à noite, procure o médico;
* Em alguns casos, os gases presentes no tubo digestivo podem provocar dores que se confundem com as que se manifestam nos problemas cardíacos. É preciso estar atento. Se tiver alguma dúvida, procure imediatamente atendimento médico.
Fonte: Dr. Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário