sábado, 21 de janeiro de 2012

AJUDE A DAR CONTINUIDADE A UMA VIDA: DOE SANGUE!

Com estoque quase zerado, Hemocentro convoca doadores

DEFICITÁRIO:  É necessário coletar no mínimo 900 bolsas de sangue por mês para atender a elevada demanda de Mossoró e região

Com a necessidade de coletar no mínimo 900 bolsas de sangue por mês para atender a elevada demanda de Mossoró e região, o Hemocentro encontra-se com estoque quase zerado. Faltam todos os tipos de sangue.

"Estamos precisando principalmente dos positivos, pois a saída está maior. Mas todas as doações são bem-vindas", afirmou Eciran Targino Macedo, assistente social do órgão.
Neste mês, de 2 ao dia 19, apenas 473 doações foram registradas. "Já era para termos colhido mais de 500 bolsas este mês e infelizmente o volume das doações está muito pequeno", lamenta Eciran.

A assistente social informa que a situação está complicadíssima. "Não temos sangue. Estamos condicionando as famílias das pessoas que vão passar por cirurgia e vão precisar de sangue para fazer a doação-casada - que é quando a família consegue as doações e as bolsas são 'depositadas' para o paciente. Caso ele não as utilize na cirurgia, as bolsas de sangue elas vão para o estoque", explica.
Para cada paciente que passará por cirurgia cardíaca são necessárias no mínimo oito bolsas de sangue do mesmo tipo colhido até dez dias. "O protocolo enviado pelo médico diz isso e temos que seguir. Por semana são realizadas em Mossoró cerca de quatro a cinco cirurgias cardíacas, fora as cirurgias de urgência e emergência que não podem esperar". 

Outra estratégia utilizada pelo Hemocentro para fortalecer o estoque deficitário é o contato com os doadores cadastrados junto ao órgão. "Estamos ligando, convocando as pessoas a doarem, pois neste mês as doações são muito fracas. É mês de férias, festas, veraneio, viagens para sítios, fazendas e as pessoas não doam muito. Fazemos um apelo para que as pessoas venham doar sangue", reforça. 
O Hemocentro, localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h20 e aos sábados até às 11h. Já a unidade móvel permanece de segunda a quinta, das 7h às 17h, na Rua Coronel Gurgel, quase em frente à Riachuelo.

"Graças a Deus que a unidade móvel está funcionando e fica no Centro em um bom local, de bastante movimentação. Além disso, ela facilita a visibilidade dela. As bolsas colhidas nela representam cerca de 45% do total de sangue colhido pelo Hemocentro. Em sete dias úteis conseguimos com a unidade móvel 128 doações", destacou.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário