domingo, 29 de janeiro de 2012

Estado será retardatário devido a greve


O maior desafio, no entanto, será na rede estadual de ensino. As escolas do Estado começaram a concluir as atividades do ano passado nesta semana devido à greve dos professores que comprometeram quase sessenta dias dos duzentos exigidos pelo Ministério da Educação.

Em um acordo firmado pela Secretaria de Educação e o Sindicato dos Professores, foi traçado um cronograma para que toda a rede entregasse as notas finais até essa sexta-feira, 27. No entanto, algumas unidades já comprometerem esse plano e vão entrar no mês de fevereiro ainda repondo aula.


A distorção no calendário do Estado é ainda pior porque a adesão ao movimento variou entre as escolas. Por isso, algumas unidades já estão em férias desde dezembro. Mesmo com distorção na data final de conclusão, a diretora da 12ª Diretoria Regional de Educação (Dired), professora Magali Delfino, garante que o início do novo ano letivo será no dia 1º de março, uma quinta-feira.


"O que vai diferenciar é á duração de recesso para os professores. Aqueles que entregaram as notas mais cedo, terão mais dias, do contrário, as aulas deverão começar no mesmo dia para todas as unidades", explica a diretora. Durante o mês de fevereiro, o Estado dá andamento ao calendário de matrícula. E os pais devem procurar a unidade de interesse para conferir as datas.


São aproximadamente 33 mil estudantes que devem voltar às salas de aula do Estado para o Ensino Básico. Esse número chega a 42 mil entre os oito municípios que compõem a jurisdição da 12ª Dired. "Haverá vagas para todos os estudantes. Mesmo que não seja na escola de interesse, mas tentaremos matriculá-lo na unidade mais próxima", assegura.


O Estado é responsável pela educação do Ensino Médio. Já o Ensino Fundamental recai para o município. Este concluiu o calendário de matrículas na última quinta-feira, 26, para que as aulas também possam começar já no começo de fevereiro. A estimativa é que o montante de estudantes na rede municipal fique em torno de 20 mil alunos distribuídos entre as 102 unidades.



Fonte: Jornal DeFato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário