quinta-feira, 1 de setembro de 2016

NÃO HÁ NINGUÉM ACIMA DA LEI.

Membro da família real vai ao STF contra decisão que favoreceu Dilma
Luiz Philippe de Orleans e Bragança e mais 11 pessoas entram com ação.
Senado aprovou impeachment, mas permitiu a Dilma exercer função pública.

Um grupo de 12 pessoas apresentou nesta quinta-feira (1º) uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da decisão do Senado que permitiu à ex-presidente Dilma Rousseff exercer funções públicas mesmo após a condenação no impeachment.

Um dos requerentes do pedido é Luiz Philippe de Orleans e Bragança, que é sobrinho de dom Luiz de Orleans e Bragança - atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, primogênito e herdeiro da monarquia.

A ação pede que seja suspensa e depois anulada a decisão do Senado que permitiu a Dilma continuar habilitada ao serviço público. Alega que a Constituição prevê que a condenação no impeachment implica também em inabilitação por 8 anos.

“A votação foi incoerente! A Constituição Federal foi rasgada! Primeiramente o destaque foi inconstitucional, pois a CF coloca como decorrência da cassação do mandato, a perda dos direitos políticos.”, diz a peça.

“A previsão constitucional é cristalina – ‘perda do cargo COM inabilitação por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis’. A pena é cumulativa, pois o constituinte empregou a preposição ‘com’, que na língua pátria significa ‘partícula que estabelece relação de dependência, expressando ou pressupondo companhia, união, associação, conjunção ou conexão’”, completa o texto.

A ação foi protocolada pela manhã e ainda não foi distribuída por sorteio para algum dos 11 ministros do STF. Segundo a assessoria de imprensa da Casa Imperial, que representa a família monárquica, Luiz Philippe não participa ativamente das atividades da entidade.


Por
Renan Ramalho
Do G1, em Brasília

FONTE
Resultado de imagem para logo do g1


POSTADO POR
Resultado de imagem para NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário