terça-feira, 8 de abril de 2014

DENGUE NO RN

Metade das cidades não notifica situação da dengue

Imagem/blog "naserra"
Mais da metade dos municípios do Rio Grande do Norte não notifica casos de dengue, e está na condição de “silenciosos”. No entanto, não há certeza por parte da Secretária de Estado da Saúde Pública de que realmente não estejam acontecendo casos da doença nestas 90 cidades, ou se elas apenas não estão enviando os dados. O controle de casos é feito pela Sesap via sistema virtual, o Sistema de Agravos de Notificação (Sinam), o qual o Ministério da Saúde também tem acesso e compartilha os dados com o Estado.

De janeiro à meados de março, os 77 municípios, do total de 167 cidades do RN, que enviaram notificações, informaram 2.303 casos suspeitos da doença. O mesmo período no ano de 2013 registrava 4.262 casos, com registro de 166 municípios. Quanto aos casos de óbitos, foram registrados no ano passado 50 mortes com causa suspeita da dengue, destes 31 confirmados. este ano, até ontem, cinco óbitos estão sob suspeita.

Do total de municípios com notificações registradas, 59 são considerados com baixa incidência, 4 estão na média, e 14 com alta – com registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Segundo Sílvia Dinara Alves, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, as localidades sem notificação são difíceis de esconder os casos. “Dengue é uma explosão, se tivesse casos graves nas cidades nós teríamos conhecimento”, disse ela.

Para Elisângela Fernandes, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Estadual da Saúde (CES), os dados são considerados graves, e com aparente subnotificação dos municípios. Isso motivou o Fórum de Defesa da Saúde Pública a colocar em pauta a doença, em reunião nesta última semana. “O mais alarmante, que nos chamam atenção, é a quantidade de municípios que não notificaram. Não sabemos se não tem casos”, diz. 

“Estes noventa municípios estão silenciosos, silenciosos porque?”, questiona a advogada. Segundo ela, todos os municípios do Estado deve estar em alerta. Um dos fatores para se medir a probabilidade de epidemia é o índice de infestação. Com dados da Sesap, de 82 municípios que prestaram informações, 30 estão em risco de epidemia, apresentando presença do mosquito Aedes Aegypti acima do normal. A última medida para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é o chamado “carro fumacê”, quando as visitas dos agentes de endemias não foram suficientes para estancar a proliferação das larvas.

“Usamos quando o município já perdeu a batalha para evitar a epidemia”, explica Sílvia Dinara. As cidades de Rafael Fernandes, Coronel João Pessoa, Água Nova, Riacho de Santana, Pilões e Alexandria já se utilizaram do carro para o combate. Em natal, os agentes comunitários e de endemias estão em campo, mas com dificuldades estruturais, relata Cosmo Mariz, presidente do Sindicato de Agentes de Saúde do RN. 

Ele alerta para a falta de fardamento e crachá, que deveriam ser viabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A entidade já cogita greve para os mais de 1.200 agentes. A assessoria de imprensa da SMS foi procurada na tarde de ontem, via telefone, e presencialmente, mas os representantes não foram localizados.


FONTE


POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário