terça-feira, 28 de maio de 2013

INFLUENZA "A"

Rio Grande do Norte recebe mais 500 tratamentos de influenza A

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
O Rio Grande do Norte recebeu do Ministério da Saúde 500 caixas de Fosfato de Oseltamivir, antiviral conhecido como Tamiflu, que deve ser tomado nas primeiras 48 horas após o início da influenza A (H1N1). O estado possui em estoque 1.265 tratamentos para adultos, 302 caixas de 30 mg e de fórmula infantil, 193 caixas de 45 mg. 

Técnicos do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde monitoram os almoxarifados estaduais e, caso haja necessidade ou novas solicitações, mais remessas serão enviadas. O medicamento é oferecido gratuitamente na rede pública e reduz complicações e óbitos pela doença. 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomenda aos estados e municípios que facilite o acesso ao medicamento. Para isso, sugeriu que o medicamento seja disponibilizado em todas as unidades de saúde, nas UPAs e nos prontos socorros. Para a retirada do antiviral, o paciente precisa apresentar a prescrição médica emitida tanto por médicos da rede pública como da rede privada.

O medicamento é recomendado para pessoas integrantes dos grupos que tenham fator de risco e sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, como crianças menores de dois anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), indígenas, idosos, obesos e doentes crônicos. 

A população alvo deve tomar o medicamento mesmo que não ocorra o agravamento da doença. “O tratamento deve ser iniciado de imediato. Não se deve esperar a confirmação laboratorial ou o agravamento do caso”, explicou o ministro.

Vacinação contra a gripe influenza termina na próxima sexta-feira (31)

A campanha nacional de vacinação contra o vírus da Influenza A (H1N1), termina na próxima sexta-feira (31).

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar nesta campanha, pelo menos, 80% da população alvo, que em Natal é de 104.599 pessoas. Até a próxima sexta, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) precisa atingir a meta imunizando cerca de 3.654 pessoas.

“A vacina é gratuita e é o meio mais eficaz de se proteger contra as doenças respiratórias”, diz a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) Solange Cruz. Segundo Solange, a população deve buscar uma das unidades de saúde dos cinco Distritos Sanitários, no horário das 8h às 16h para se imunizar até a próxima sexta-feira(31). “O grupo de crianças tem o prazo até 30 dias após a aplicação da 1ª dose”, destaca.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário