Foto: Arquivo/Agência Brasil
A terceira fase dos testes em humanos da vacina contra dengue foi lançada nesta quarta-feira (21), em Brasília, pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Butantan. A imunização tem potencial para proteger a população contra os quatro vírus da dengue, com uma única dose.
O Ministério da Saúde investiu R$ 100 milhões para a produção da vacina, que está na terceira e última fase de desenvolvimento pelo laboratório público.
Ao todo, 1,2 mil moradores, com idades entre 2 e 59 anos, da região administrativa de São Sebastião, deverão participar dos testes. Do total de voluntários, 2/3 receberão a vacina e 1/3 receberá placebo, uma substância com as mesmas características da vacina, mas sem os vírus, ou seja, sem efeito.
O objetivo é descobrir, mais à frente, a partir de exames coletados dos voluntários, se quem tomou a vacina ficou protegido e quem tomou o placebo contraiu a doença.
Os experimentos envolverão 17 mil voluntários em 13 cidades nas cinco regiões do Brasil. Os resultados da pesquisa dependem de como será a circulação do vírus, mas o Butantan estima ter a vacina contra a dengue disponível em 2018.
FONTE
POSTADO POR
Nenhum comentário:
Postar um comentário