quinta-feira, 12 de junho de 2014

COPA 2014

Começa hoje o maior evento do futebol mundial

Moradores enfeitam as ruas de
verde e amarelo anunciando o
início do maior evento
futebolístico do mundo
Em meio a polêmicas, entusiasmo, críticas, patriotismo, insatisfação e paixão pelo futebol começa hoje a Copa do Mundo 2014. E essa confusão de emoções em volta do mundial tem uma razão de ser: depois de 64 anos o mais importante campeonato de futebol do mundo volta a ser realizado no Brasil.
  
Em 2007, o Brasil foi escolhido como país sede da Copa do Mundo de Futebol 2014. De lá para cá, muitas pessoas questionaram a candidatura e escolha do país para receber o evento.

Após o descumprimento de promessas como financiamento privado, atrasos em obras, os brasileiros começaram a demonstrar insatisfação. Por outro lado, a proximidade do Mundial fez desabrochar em muitos o amor pela pátria, refletido nas cores verde e amarela que tomam conta das ruas.

 Diante desse movimento levanta-se o seguinte questionamento: torcer ou protestar durante a Copa?

"Sou brasileiro, torço pelo Brasil na Copa, mas estarei protestando, pois acredito que este ano nossa grande vitória será nas ruas. Em 2013, as pessoas se levantaram com indignação e saíram de casa para protestar, foi um ano de conquistas, de pressão social e que não pode ser esquecido", conta o estudante Maurício Santos.
  
O jornalista Carlos Guerra diz que os discursos têm girado muito em torno do questionamento "vai ou não vai ter Copa?", mas é preciso encarar o evento de forma crítica e consciente.

"Eu acho que o evento tem que ser realizado para poder dar algum retorno financeiro ao país, mas as pessoas têm que ter consciência de que não foi só festa e que houve muitos erros e corrupção.

 Eu, enquanto jornalista esportivo e torcedor, vou torcer pelo Brasil, mas, como cidadão, não posso deixar de mostrar minha indignação", disse.

A estudante Dayse de Souza diz que vai torcer pelo Brasil na Copa, como sempre fez. "Claro que o Brasil precisa de investimentos em saúde, educação e serviços básicos, mas sou brasileira e nunca vou torcer contra o meu país", conclui a estudante.

Maioria dos brasileiros acredita que sediar o Mundial foi decisão errada

De acordo com pesquisa feita pela TNS Brasil, empresa global de pesquisa e opinião de mercado, 53% dos brasileiros acreditam que realizar a Copa de 2014 foi um erro. E que a imagem do Brasil ficará pior no exterior. As equipes da pesquisa ouviram 968 pessoas de nove capitais brasileiras entre os meses de maio e junho e fizeram comparação também entre a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016, onde somente 38% dos entrevistados responderam que o segundo torneio será "melhor ou muito melhor".

"Eu torço pelo Brasil, mas espero que ele chegue à final e perca, para que depois os políticos não usem a euforia da conquista do hexa para poder esconder todas as sujeiras para debaixo do tapete. É uma pena para mim, que sou apaixonado por futebol, dizer isso, mas não tem como dizer que esta Copa vai ser uma maravilha", conta o estudante Pedro Ítalo Holanda.

Para o jornalista Carlos Guerra, os protestos não são contra o Mundial em si, mas um reflexo do clima político-histórico que o Brasil vive, onde as pessoas têm cada vez mais acesso a informações e passam a lutar por seus direitos, cobrando do Estado o cumprimento dos deveres com a população.


    Por Redação do


POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário