sábado, 3 de maio de 2014

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES EM MOSSORÓ/RN

Eleitores vão escolher o novo prefeito de Mossoró

As eleições suplementares de Mossoró deverão levar 141 mil eleitores às urnas neste domingo, dia 4, no segundo maior colégio eleitoral do Estado. Hoje, os candidatos ainda podem realizar caminhadas pelos bairros da cidade. A expectativa dos juízes eleitorais José Herval Sampaio Júnior e Ana Clarisse Arruda é que até as 20h de amanhã, Mossoró conheça o novo chefe do Executivo. A contabilização dos votos terão divulgações parciais a partir do encerramento do pleito às 17h.

Carlos Costa
Herval Sampaio afirma que até 20 horas a apuração será concluída

Em Mossoró, a renovação do pleito será necessária porque o TRE do estado cassou os mandatos da prefeita eleita em 2012, Cláudia Regina, e do vice, Wellington Carvalho. O TRE potiguar também declarou a inelegibilidade de ambos pelo prazo de oito anos. Os juízes entenderam que Cláudia e Wellington praticaram abuso de poder político e econômico.

Com a saída da prefeita afastada Cláudia Regina (DEM) que deixou o Democratas sem representação na disputa pela Prefeitura, a eleição tem cinco candidatos: Larissa Rosado (PSB), Francisco José da Silveira Júnior (PSD), Gutemberg Henrique Dias (PC do B), Josué Moreira (PSDC) e Raimundo Nonato (Psol).

Votação
 
Mossoró contará com o processo biométrico na eleição suplementar, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral. “Os eleitores já serão identificados pela biometria, o processo se tornará mais seguro e ágil”, observa o magistrado. O processo de revisão atingiu em torno de 85% dos mais de 168 mil eleitores.

A novidade não deverá trazer transtornos, de acordo com o juiz eleitoral de Mossoró, José Herval Sampaio Júnior, que espera otimizar o tempo de identificação dos eleitores e , com isso, a votação.

A mudança demandará, segundo a diretora geral do TRE, treinamento específico para os mesários e o processo de geração de mídia (quando os dados de eleitores e candidatos são inseridos nas urnas) também foi adequado. Ao todo, 2.121 pessoas entre mesários, fiscais de locais de votação, pessoal de suporte de informática, auxiliar de serviços trabalharam nas eleições deste ano. A estrutura é similar ao que foi designado em outubro de 2012. Após as eleições, a diplomação dos eleitos é prevista para o dia 31 de maio.

Uma reunião foi realizada na noite de ontem, entre os magistrados, Ministério Público Eleitoral (MPE), objetivando tratar de aspectos gerais do dia do pleito, com segmentos de segurança como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. Até o fechamento da edição, ainda não havia concluído o encontro e o efetivo policial não havia sido divulgado.


FONTE



POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário