quarta-feira, 10 de outubro de 2012

FESTA DO BOI 2012


Festa do Boi 2012 começa nesta quinta-feira

É a 50ª edição de uma das maiores feiras de agronegócio do país, no Parque Aristófanes Fernandes, de 11 a 21 de outubro; a Ceasa-RN estará presente.


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Está tudo pronto para a Festa do Boi 2012 – a edição de número 50 de uma das maiores feiras de agronegócio do país e a principal do Rio Grande do Norte. A Festa começa nesta quinta (11) e vai ate o dia 21 no Parque Aristófanes Fernandes, no município de Parnamirim; e a Ceasa-RN mais uma vez está entre os integrantes do evento.

Os visitantes que forem conhecer o “stand” da Ceasa-RN serão recebidos por uma equipe coordenada por Fátima Martins; e serão informados sobre as atividades desenvolvidas pela instituição, além de participar de degustações. Este ano, os programas sociais desenvolvidos na Ceasa estão em destaque: a degustação será do Sopão, e está prevista a distribuição de alguns kits da Mesa da Solidariedade.

A Festa em si

O termo “Festa do Boi” data do início da década de 1980 – mas o evento, em moldes próximos aos atuais, data do início da década de 1960. O espaço da Festa do Boi – o Parque Aristófanes Fernandes – é um pouco mais antigo: foi criado em 1949, inicialmente como parque de vaquejada, na década de 1950 tornou-se um parque de exposições, e ganhou o nome atual em 1961.

Ao longo dos anos, a Festa do Boi tornou-se um marco na comercialização de animais, trazendo no mês de outubro ao Rio Grande do Norte criadores, compradores e autoridades de todo o país, reunindo de quebra centenas de expositores e empresas no mês de outubro.

Para se ter uma ideia, em 2011, a exposição agropecuária contou com cerca de 5 mil animais do Nordeste, do Norte e do Sudeste do país; e em termos de negócios, entre leilões, financiamentos e outros itens, o saldo geral chegou a R$ 100 milhões. Este ano a expectativa da organização da Festa do Boi é de receber, ao longo dos 10 dias de evento, pelo menos 450 mil visitantes – que, além das feiras (e exposições) de animais e máquinas, leilões, torneio leiteiro e “stands”, ainda poderão acompanhar a programação musical (este ano, estão previstos Forró Pé de Ouro, Forró Pegado, Solteirões do Forró, Thiaguinho, Chiclete com Banana, Cavaleiros do Forró, Sorriso Maroto, Aviões do Forró, Dorgival Dantas, Garota Safada e Forró da Pegação, entre outros); cerca de 500 expositores devem apresentar mais de 5 mil animais; e espera-se superar a marca dos R$ 100 milhões em negócios ainda durante o evento.

Por Gerlane Lima


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário