RN ganha seu primeiro Impostômetro
Cedida
Painel mostra impostos obtidos nos produtos consumidos no dia a diaTrata-se de um painel eletrônico desenvolvido em parceria com a ASCSP (Associação Comercial de São Paulo) e como IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) é uma iniciativa do Instituto Maurício de Nassau e conta com o apoio da CDL Natal (Câmara de Dirigentes Lojistas), através da CDL Jovem, que mostra os impostos contidos nos produtos consumidos no dia a dia dos consumidores.
Assim como foi batizado o Sistema Permanente de Acompanhamento das Receitas Tributárias (Impostômetro), considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.
O objetivo da implantação do projeto é passar a informar em tempo real, a arrecadação tributaria do país, além de conscientizar a população sobre a alta carga tributária, e, principalmente, do quanto isso afeta a vida da camada mais pobre da população.
NÚMEROS
Atualmente, a carga tributária brasileira ultrapassa 35% do PIB, e em alguns casos encontra-se acima de 50% da renda de famílias mais carentes. Desde o início deste ano (janeiro a dezembro), foram arrecadados mais de R$ 944 bilhões no País.
Fonte: Correio da Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário