sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

RN ganha seu primeiro Impostômetro


Cedida
Painel mostra impostos obtidos nos produtos consumidos no dia a dia
O Rio Grande do Norte ganha seu primeiro Impostômetro. A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23, na Faculdade Maurício de Nassau, localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire no bairro de Capim Macio, em Natal. 

Trata-se de um painel eletrônico desenvolvido em parceria com a ASCSP (Associação Comercial de São Paulo) e como IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) é uma iniciativa do Instituto Maurício de Nassau e conta com o apoio da CDL Natal (Câmara de Dirigentes Lojistas), através da CDL Jovem, que mostra os impostos contidos nos produtos consumidos no dia a dia dos consumidores.

Assim como foi batizado o Sistema Permanente de Acompanhamento das Receitas Tributárias (Impostômetro), considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.

O objetivo da implantação do projeto é passar a informar em tempo real, a arrecadação tributaria do país, além de conscientizar a população sobre a alta carga tributária, e, principalmente, do quanto isso afeta a vida da camada mais pobre da população.

NÚMEROS

Atualmente, a carga tributária brasileira ultrapassa 35% do PIB, e em alguns casos encontra-se acima de 50% da renda de famílias mais carentes. Desde o início deste ano (janeiro a dezembro), foram arrecadados mais de R$ 944 bilhões no País.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário