domingo, 11 de dezembro de 2011

Praias de Natal estão 100% próprias para o banho

Relatório aponta uma melhora na avaliação das condições de banho das praias em relação ao último resultado, que apontou dois pontos impróprios.




Nenhuma das nove praias da capital potiguar está imprópria para banho.
Sol, verão, calor e férias são belos convites a um passeio pelas praias. Os banhistas podem ficar tranqüilos. De acordo com o levantamento de balneabilidade, divulgado no boletim 49/2011, nenhuma das nove praias da capital potiguar está imprópria para banho.

O estudo registrou apenas um trecho impróprio, mas que não se trata de uma praia é o trecho do Rio Pium, na altura da ponte nova, em Parnamirim. O relatório aponta uma melhora na avaliação das condições de banho das praias em relação ao último resultado, que apontou dois pontos impróprios.

Com a chegada do verão é comum o aumento de banhistas nas praias do litoral do estado. É a época do ano em que o potiguar tem como destino as casas de praia, em busca do tão esperado veraneio. 

Em função da grande debandada da população rumo ao litoral, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) ampliou o número de pontos monitorados pelo programa de balneabilidade das praias.

De dezembro deste ano a fevereiro de 2012, período de veraneio, o programa passa a realizar o monitoramento semanal de dezoito pontos adicionais, além dos trinta trechos já monitorados durante todo o ano. Com isso, serão ao todo 48 pontos de coleta e análise da qualidade da água das praias, compreendendo basicamente todo o litoral potiguar: de Baía Formosa ao município de Tibau.



O estudo de balneabilidade das praias é fruto de uma parceria entre o IDEMA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Ele integra uma ação que é o Programa Água Azul que tem por objetivos realizar o monitoramento sistemático da qualidade das águas dos principais corpos d"água interiores norte-riograndenses, bem como das águas subterrâneas, verificar as condições de balneabilidade de diversas praias do Estado, além de promover uma investigação passivo ambiental.

O estudo é realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Além do Idema e IFRN, outras entidades fazem parte do programa Água Azul: Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa dePesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

 
Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário