terça-feira, 13 de dezembro de 2011

LUIZ GONZAGA, O "REI DO BAIÃO"

Mossoró faz homenagem hoje aos 99 anos de Luiz Gonzaga


luiz_gonzaga
A Poetas e Prosadores de Mossoró (Poema) reúne artistas locais hoje, às 5h30, na sede da Central Nacional de Abastecimento (Conab), "Feira da Cobal", para homenagem a Luiz Gonzaga, que hoje faria 99 anos se vivo estivesse.
O presidente da Poema, Caio César Muniz, informa que diversos artistas confirmam presença, como Cláudio Henrique (Orquestra Sanfônica de Mossoró), Escravo da Arte, Antônio Francisco, entre outros participantes.
Ele diz que hoje é dia de homenagem, mas que em 2012 a Poema fará a reformulação do espetáculo para uma série de apresentações ao longo do ano do centenário. "Todas as atividades da Poema em 2012 será em homenagem à obra de Gonzagão", informa.
Muniz revela que a homenagem de hoje foi inspirada também num dos maiores conhecedores da obra de Luiz Gonzaga, Kydelmir Dantas, e de antemão agradece a todos os participantes na homenagem ao "Gonzagão". 
REI
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 13 de dezembro de 1912, em Exu (PE), e faleceu em 2 de agosto de 1989, em Recife (PE). Conhecido como "rei do baião", é considerada uma das mais completas e inventivas figuras da música popular brasileira.
Cantava acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levando alegria das festas juninas e dos forrós-pé-de-serra , como também a pobreza, as tristezas e as injustiças do sertão nordestino para o resto do país.
Isso numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote, o xaxado. Admirado por grandes músicos, genial instrumentista e sofisticado inventor de melodias e harmonias, Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Giló (1949) e Baião de Dois (1950).

Fonte: O Mossoroense
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário