Natal não tem risco de epidemia de dengue
Pela primeira vez em 12 anos, índice de infestação do Município foi controlado; Sesap atribui quadro ao trabalho de campo dos agentes endêmicos.
Elpídio Júnior/Nominuto.com
Juliana Araújo, subcoordenadora da Sesap.
Pela primeira em 12 anos, Natal foi considerada satisfatória dentro dos parâmetros que medem os riscos de infestação do aedes aegypti, o transmissor da dengue.
A avaliação foi revelada, durante o
Jornal 96, da
96 FM, pela subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Juliana Araújo, segundo quem o Município atingiu índice de infestação de 0,9% - considerado
bom - em razão do trabalho de campo desenvolvido pelos agentes de endemias.
Esta semana, o Ministério da Saúde
divulgou dados referentes ao Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti). No RN, duas cidades foram consideradas preocupantes: Morroró e Currais Novos.
Mapeamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, contudo, vai mais além e indica que 60% das cidades do RN apresentam Lira superior a 1%, índice a partir do qual se considera preocupante a situação do município.
"A gente já esperava por esse resultado. Alguns municípios melhoram, mas, num geral, não é surpresa a divulgação desses dados" comentou Araújo, explicando que cabe aos municípios a execução dos programas de combate à dengue; Estado dá suporte e faz monitoramento.
Em 2011, mais de 26 mil casos de dengue foram confirmados no RN. Setenta pessoas morreram com suspeita da doença; até agora, 16 foram confirmados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário