terça-feira, 21 de abril de 2015

MOSSORÓ/RN: CONVOCAÇÃO DE GUARDAS DE AGENTES DE ENDEMIAS...QUANDO?

PMM ainda não sabe quando convocará guardas e agentes de endemias



Categorias temem que a convocação não seja feita nos próximos 30 dias
No começo desta semana, dois importantes concursos públicos iniciaram contagem regressiva de um mês para vencimento e possível convocação dos candidatos classificados: os certames para o cargo de Agente de Combate a Endemias (ACE) e para o de Guarda Civil Municipal (GCM). Ambos têm como data de vencimento o dia 20 de maio, mas, até agora, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) ainda não tem previsão de quando nem quantos profissionais deve convocar.

"Estamos aguardando a resposta que o prefeito Francisco José Júnior ficou de nos dar, após acamparmos em frente à Prefeitura, sobre quantos profissionais seriam convocados. O que nos preocupa é o pouco tempo que falta para o vencimento do concurso e ainda não nos foi dito nem mesmo quantos aprovados serão convocados", disse o membro da comissão de aprovados no concurso para ACE, Evaldo Pinheiro.

O representante dos aprovados no concurso ressalta que o município está com 20 áreas descobertas contra doenças endêmicas como a dengue, a mais recente e preocupante febre chikungunya. Entre as regiões sem a presença de agente, está a zona rural do município, onde o costume de armazenar água em tambores pode facilitar o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti.

"Além de não receberem o acompanhamento de agentes de endemias, as áreas da zona rural também costumam ter serviço precário de saúde, com UBSs que funcionam apenas uma vez por semana. Essas áreas também são mais distantes em caso de emergências. Por isso requerem maior atenção, que não tem sido dada", conta o líder comunitário Francisco de Assis Machado.

Assim como fez com os aprovados no concurso para ACE, o prefeito se comprometeu a dar resposta sobre a convocação para a Guarda Civil Municipal (GCM) até o começo do mês de maio. Segundo membros da comissão dos aprovados para o cargo, deveriam ser convocados 93 profissionais. No entanto, nem mesmo os guardas-alunos que iniciaram o treinamento no ano passado foram incorporados à GCM ainda.

"Na última reunião que tivemos na Prefeitura, Francisco José Júnior ficou de nos dar resposta até o dia 1º de maio, mas, como é feriado, só deve nos responder no dia 5, que é também quando chega o fardamento da Guarda. Estamos aguardando apreensivos, pois falta pouco tempo para o vencimento do concurso", disse um aprovado no concurso que não quis se identificar.

Segundo a secretária municipal de Administração, Glaudionora da Silveira, a PMM ainda está realizando análise da folha de pagamento para saber quantos profissionais deverão ser convocados em diferentes áreas, como os ACEs e GCMs. Ela afirma que o estudo deve ser concluído até a primeira quinzena de maio, faltando menos de uma semana para o vencimento dos concursos.

"A Secretaria de Saúde está realizando levantamento de todas as áreas. Da mesma forma, a Secretaria de Segurança está levantando o pagamento de diárias operacionais para saber quantos guardas a mais são necessários. Enquanto esses dois levantamentos não forem concluídos, não saberemos quantos profissionais devem ser convocados", informa Glaudionora da Silveira.

Ministério Público aciona a PMM para a contratação de agentes requeridos pelo CCZ

No começo deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mossoró publicou documento declarando serem necessários mais 50 agentes de combate a endemias, sendo 30 somente para atender às áreas descobertas e 20 para realizar trabalho nos programas de combate a doenças. O não atendimento pela Prefeitura à demanda por mais profissionais fez com que o Ministério Público (MP/RN) abrisse, no dia 15 deste mês, ação civil para que o município contrate os agentes requeridos pelo CCZ.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), Marleide Cunha, um dos efeitos da insuficiência de ACE no município é a sobrecarga de trabalho dos profissionais. Ela denuncia que servidores têm sido pressionados pela Prefeitura a aumentarem a área de atuação e a carga de trabalho da categoria, fazendo-os cobrir mais residências.

"O Sindiserpum defende a convocação dos aprovados no concurso para agentes de endemias, pois o número atual de servidores não é o suficiente. Não é justo que os trabalhadores fiquem sobrecarregados para cumprir uma responsabilidade do município de contratar profissionais suficientes para a demanda", afirma a presidente.


Por Redação do
Resultado de imagem para logo do jornal o mossoroense


POSTADO POR
Resultado de imagem para logo do blog naserra


Nenhum comentário:

Postar um comentário