quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ANIVERSARIANTE DO DIA

Aniversário do Rio Grande do Norte é celebrado hoje

Data foi escolhida no dia da estruturação do Marco de Touros, em 1501, data foi estipulada pela Lei N° 7.831 sancionada no ano 2000.


Comemora-se hoje (7) o Dia do Rio Grande do Norte. Em 30 de maio de 2000 o então governador Garibaldi Alves Filho sancionou a Lei N° 7.831, que determina este dia como data comemorativa. A sugestão desta data histórica foi do historiador Marcus César Cavalcanti de Morais.

A escolha da data foi baseada no momento histórico do Marco de Touros, em 1501. O marco persiste até hoje no Museu do Forte dos Reis Magos com réplica no Instituto Histórico.

O dia 7 tem passado despercebido pela maioria dos norte rio-grandenses, alguns sequer sabem da existência do dia ou dos ideais patrióticos que a data evoca.

O professor de história do Instituto Federal de Educação Tecnológica Campus Apodi, Tales Augusto de Oliveira lamentou o esquecimento da data em texto publicado no site oficial do IFRN. “As instituições nem mesmo hasteiam a bandeira, nem nós cantamos o Hino, que, aliás, em função desse esquecimento, é desconhecido de grande parte da nossa população”.

Para avivar a memória e estimular a discussão sobre a importância da data, o IFRN Apodi discute hoje (7) “O papel da identidade na sociedade global”. Também será organizada a I Olimpíada de História do Rio Grande do Norte, que será desenvolvida ainda nesse semestre letivo.


Por Nicole Biggi

FONTE


POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário