quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

MOCHILAS ESCOLARES

Peso das mochilas escolares pode prejudicar a postura

Com a retomada das aulas, as atenções dos pais se voltam para o material escolar, o uniforme e a nova mochila a ser usada pelos filhos. A cada ano, as mochilas escolares ficam mais pesadas. Livros, cadernos e todo o material escolar, se estiver mal distribuído em relação ao peso da bolsa, podem causar dores e desvios por vício de postura e impacto na coluna.

Excessos podem causar dores
 e desvios na coluna
Os pais devem estar atentos ao que os filhos estão levando para a escola. “Se depender das crianças, a casa vai junto”, afirma a pedagoga Luciana Fortunato. “Acostumados com o que eles tem dentro de casa, acham que é normal levar esse ambiente familiar para a escola, como é o caso dos brinquedos, por exemplo”, disse, afirmando que os pais devem atentar para apenas o que essencial ao uso dentro da sala de aula. 

Mas não é só a quantidade de material carregado que preocupa. O modelo da mochila também influencia no peso, gerando consequências até ao crescimento das crianças. Coordenadora da ELC, Luciana explica que na escola é comum as crianças apresentarem bolsas com estilos diferentes, estando interessadas apenas nos desenhos ou modelo da moda.

“Precisamos primeiro saber como é a colocação da mochila no corpo da criança. Usá-las com apenas uma alça, não é aconselhável. A distribuição da mochila deve ser sempre nos dois ombros, por isso é o mais indicado é o modelo com rodinhas, já que elas evitam que a criança carregue o peso nas costas”, disse.

É importante verificar a altura da criança e a regulagem das rodinhas. Além disso, sempre orientá-la a mudar o braço que puxa a bolsa, para que evite a escoliose. A dica é que a mochila, independente do modelo, contenha até 10% do peso do estudante.

Atenção Aos detalhes:

- Deve-se sempre conferir o peso da bolsa na balança;

- Se o peso está maior que o recomendado, avalie o que está dentro da mochila;

- Fichário é uma opção para não carregar cadernos pesados. É possível levar apenas as folhas referentes às matérias do dia;

- A lancheira deve ser levada fora da mochila;

- Mochilas com alças acolchoadas ajudam a amortecer a pressão sobre os ombros;

- Observar se a escola possui espaço para armazenamento do material usado durante toda a semana, como armários pessoais.


FONTE


VIA
Logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário