quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

COMBATE À DENGUE EM NATAL/RN

Natal prepara plano de contigência

Um plano de contingência também é preparado pela Secretaria Municipal de Natal. Ele irá traçar a forma como o combate à dengue será realizado no município. Questionados sobre as formas de combate, os coordenadores dos três municípios afirmaram que a população precisa se conscientizar. 
Vlademir Alexandre
Parnamirim: sucatas de geladeiras acumulam água da chuva

“O combate não deve ser feito apenas na época de chuva. As lavas ficam nos recipientes, mesmo secos, por meses. É preciso lavar para saírem. É um cuidado contínuo”, afirma o coordenador de Vigilância Ambiental de Macaíba, Rogério Praxedes. 

Segundo o coordenador do programa de Parnamirim, Moisés Campos, as pessoas precisam entender que o fumacê deve ser o último recurso utilizado, visto que se trata de um inseticida, que pode causar alergias ou prejudicar a saúde, em excesso. “A gente faz um chamamento para que a população evite água parada”, destaca Lúcio Pereira, da coordenadoria de Natal.

Morando há mais de 20 anos em Campo das Mangueiras, em Macaíba, a dona de casa Miriam Freire, 61 anos,l conta que já viu alguns vizinhos com dengue. Na casa dela, uma filha e o marido já tiveram a doença, mas hoje em dia está mais tranquilo. Mesmo assim, o bairro ainda é, segundo a Prefeitura, um dos que possui mais casos. 

Um perigo são os baldes de águas, que sempre são enchidos pela falta de abastecimento de água. Segundo a moradora, o problema é constante. “Algumas pessoas também jogam lixo nos terrenos baldios, por pura falta de educação, porque o carro do lixo passa aqui”, coloca. 

Miri Catarine Oliveira, dona de casa, 24 anos, mora no loteamento Maria Pinheiro, perto da mesma região, e já pegou dengue duas vezes. A última foi no ano passado. “Tem uma lagoa que não tem nenhum acompanhamento”, denuncia. “Lá tem muitos casos”, acrescenta. No ano passado, a coordenadoria de Macaíba recebeu 228 notificações e visitou 13.888 imóveis. 

Em Parnamirim, segundo Moisés Campos, o trabalho está sendo feito casa a casa. A cidade teve 1.410 notificações, sendo 539 confirmadas em 2013.



FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário