terça-feira, 18 de dezembro de 2012

I SEMINÁRIO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE - NATAL/RN

Centro de Zoonoses realiza seminário para agentes de endemias

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Com o objetivo de lançar luzes sobre a epidemiologia da dengue e destacar o trabalho dos agentes de endemias no sistema de saúde, o Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta quarta-feira (19), de 8h às 17h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), o I Seminário do Programa Municipal de Controle da Dengue – Agente faz a diferença.

O seminário vai envolver cerca de 500 agentes, explica o chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Diógenes Soares. As palestras abordarão a epidemiologia da dengue e outras endemias, situações de abordagem da população, palestra motivacional destacando o trabalho do agente, conscientização da importância do trabalho do agente na comunidade (auto-estima), além de dinâmicas de grupo.

Principal ator no controle da dengue e outras endemias, o agente está na linha de frente do trabalho com um olhar múltiplo para todas as zoonoses, enfocando o controle de doenças baseado, principalmente, nas mudanças do ambiente e nas orientações aos moradores.

Dentre as atribuições do agente de endemias no controle da dengue estão a pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice; o descobrimento de focos, armadilhas e pontos estratégicos; a eliminação de criadouros tendo como métodos de primeira escolha o controle mecânico (remoção, destruição, vedação, etc.); o tratamento focal e perifocal como medida complementar ao controle mecânico, aplicando larvicida ou adulticida conforme orientação técnica e a utilização correta dos equipamentos de proteção individual indicados para cada situação. O seminário está sob a responsabilidade da gerente técnica Jeane Oliveira e dos coordenadores do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD).

FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário